Musa do viaduto. O título de Rainha da Concentração de 2017 foi, indiscutivelmente, de Susana Vieira . Do alto do viaduto, o povaréu gritava seu nome enquanto ela se aprontava para o desfile da Grande Rio. “Aperta mais o corset! Quero ficar com a cintura bem fina!”, ordenava em seu típico tom imperial. “Agora, sim, estou linda! Eu estou sempre linda”, vangloriava-se. Sem pestanejar, reivindicou um enredo em sua homenagem para brilhar ainda mais absoluta. “Ivete e eu somos muito parecidas. A gente se joga, trabalha, é feliz. Somos adoradas pelo povo. Está escutando esses gritos para mim?”
Ele quer fazer novela. Filho do ator britânico William Russell com uma brasileira, o inglês Alfred Enoch , do seriado americano How to Get Away with Murder, trocou a premiação do Oscar pela folia (Viola Davis, com quem contracena na série, levou a estatueta de melhor atriz coadjuvante pelo filme Um Limite entre Nós). “Também estive em alguns blocos de rua, e fiquei surpreso que as pessoas me reconheceram. Não fazia ideia do alcance do programa no Brasil.” Arriscando passinhos de samba, o artista disse que sonha atuar no país. “Adoraria fazer novela. Assisti à novela Passione inteirinha.” O simpático sorrisão, aliás, conquistou uma morena anônima no camarote (teve muito beijo na boca).
A cheirosa da bateria. O item que mais deu trabalho na fantasia de rainha de bateria de Sabrina Sato , da Vila Isabel, foi a peruca loira cacheada. Confeccionado pela mesma empresa que cria as cabeleiras usadas pela cantora americana Beyoncé, o adereço, que custou 1 500 dólares, chegou apenas dois dias antes do desfile. Todos os ajustes foram feitos através de fotos enviadas pela internet. Toda perfumada, a musa revelou, ainda, que exagera mesmo na fragrância: “A minha bateria diz que sou a rainha mais cheirosa do Carnaval”, diz, dando sua inconfundível gargalhada.
Mulher solteira procura. Após um hiato de quatro anos sem cruzar a Sapucaí, a ex-modelo Luiza Brunet voltou com tudo como destaque da Imperatriz e, em seguida, esbaldou-se em um camarote. Ainda com o rosto pintado, caiu na pista de dança, ao som de uma banda ao vivo. Ao ouvir do intérprete o pedido “Quem tá solteiro aí, dá um grito e levanta a mão!”, ergueu os braços. Sobre o assédio de possíveis pretendentes, foi enfática: “Estou tranquila, sossegada. Não viu? Fiquei na pista dançando e ninguém chegou”, brincou a musa.
Dieta do amor? A apresentadora Fernanda Gentil desfilou com a namorada, a jornalista Priscila Montandon, num camarote, no domingo. De mãos dadas o tempo todo, elas foram coroadas de elogios. “Vocês são lindas”, disse um folião entusiasmado. Magérrima, Fernanda conta que está de dieta desde que deu à luz o filho Gabriel, de 1 ano. “Não emagreci porque estou amando, não! E sim porque fiquei traumatizada com a gravidez. Engordei 15 quilos”, disse bem-humorada.
Tropa de choque. Ivete Sangalo foi a verdadeira rainha da Marquês de Sapucaí. Todos se espremiam nas frisas e nos camarotes para dar uma olhada na sua apresentação na comissão de frente da Grande Rio. O esquema montado para ela entrar na avenida foi gigantesco. A cantora chegou num comboio de três carros blindados e foi recebida por mais de trinta seguranças, que protegiam o camarim móvel. Lá, durante pouco mais de uma hora, recebeu uma romaria de convidados e mimos como enormes barcas de comida japonesa.
Lei da censura. Melhor amiga de Ivete Sangalo, Xuxa não poderia faltar no desfile em homenagem à cantora baiana. “Só estou aqui por ela, a Veveta merece tudo isso. Para mim, já deu. Não quero mais ser enredo de Carnaval”, disse a apresentadora, que já foi homenageada pela Unidos do Cabuçu, em 1992, e pela Caprichosos de Pilares, em 2004. Na transmissão da Rede Globo, a participação da loira passou quase despercebida. Xuxa ficou apenas oito segundos no ar.
Na boca do povo. Passados quase quinze anos desde que foi eleita a Musa da Copa do Japão e da Coreia, a apresentadora Fátima Bernardes foi um dos assuntos mais comentados entre os internautas. Solteira, atacou de modelitos decotados e colados e entrou para os trending topics do Twitter nas duas noites de transmissão.
Penas proibidas. Agarrada à grade do camarote de uma cervejaria para assistir à passagem da mãe, Luiza, na Imperatriz, a modelo e atriz Yasmin Brunet filmava cada detalhe da escola, em que pretende estrear em 2018. “Só desfilei quando ainda estava na barriga dela, mas no ano que vem é certo que eu vou.” Ela só tem uma ressalva: “Não me importa o tamanho da fantasia, só não vou usar penas de verdade, porque sou vegetariana”.
Fofo da mamãe. Lucas Jagger , filho do líder da banda Rolling Stones, Mick Jagger, e da apresentadora Luciana Gimenez, parecia perdido. Pela primeira vez na Sapucaí, o rapaz fez questão de acompanhar a mãe em seu retorno à Marquês de Sapucaí. “Esse momento é muito importante para ela, e eu quis dar apoio.” O adolescente fez de tudo: tirou fotos, improvisou um abanador e segurou o costeiro da mãe. Enquanto isso, Luciana se derretia. “Ele é um fofo, né?”
Rei da selfie. Ex-ministro da Cultura no governo Michel Temer, Marcelo Calero mostrou-se um folião de carteirinha. Esteve no tradicional baile do Copacabana Palace e em dois camarotes da Sapucaí, sem economizar nas selfies. Entre um desfile e outro, o diplomata ajeitava o cabelo e se fotografava, além de atender os fãs. “As pessoas ainda me param para falar da minha decisão de sair do governo”, conta ele. “Fazia quatro anos que não tirava férias. Agora, nem quero pensar em trabalho.”
Operação bumbum. Nas passarelas, pode até não haver disputa entre as angels da Victoria’s Secret, mas é fato que a angolana Maria Borges , 1,93 metro, 24 anos, saiu na frente da colega piauiense Lais Ribeiro, 1,80 metro, 26, no Carnaval. Musa da Mocidade, Maria estreou na avenida antes de Lais, que é doida para desfilar mas neste ano só curtiu de camarote. “Adoraria ser rainha de bateria, mas aceito tudo. Se eu estiver bem comigo mesma, vou até nua”, prometeu. “No momento, preciso endurecer o bumbum. Balança muito, menina!”
Marido exemplar. Acusado de agredir a ex-mulher durante sua campanha eleitoral para a prefeitura do Rio, o deputado federal Pedro Paulo foi um dos poucos políticos a sassaricar na Sapucaí neste ano. Acompanhado da atual esposa, Tatiana Infante, vivia um clima de puro romance. Obediente, deixava-se arrastar pela mulher para onde ela quisesse, fosse para a frisa do camarote onde estavam, fosse para os shows que rolavam no interior do espaço.
Bela, recatada e do lar (#sóquenão). A nova namorada do deputado estadual Marcelo Freixo deixou muito marmanjo boquiaberto com sua fantasia no Baile da Arara, organizado por Malu Barreto e Vik Muniz em Santa Teresa. Trajando um maiô com as costas ultracavadas, pernocas de fora, inquietou o companheiro. Freixo, que usava um adereço com os dizeres “Fora, Temer”, era só atenção com a amada.
Chamem a polícia. Thaila Ayala não é das mais simpáticas, e isso não é novidade. Convidada de Malu e Vik, ela apareceu de policial sexy, com saia de couro, correntes, algemas e estrelas nos seios, mas fechou a cara e se recusou a posar para fotógrafos. “Hoje ela está de folga”, driblava a promoter Carol Sampaio (Thaila nem sequer abria a boca). No fim da festa, acabou presa — ela própria fechou a algema sem querer num dos punhos. No dia seguinte, chamou a polícia para soltá-la.
Troféu polêmica. Esse ficou com Joaquim Lopes . Tudo começou com a notícia, veiculada no fim de semana por um jornal, de que o ator havia ultrapassado os limites ao abordar a apresentadora Ticiane Pinheiro num camarote. Na terça (28), a publicação voltou ao tema, detalhando que Tici havia desabafado com a amiga Luana Piovani sobre o assédio. Furioso com o que chamou de “fabricação de um escândalo”, Lopes reagiu declarando que processará o jornal e todos os que publicaram a informação que diz ser falsa. “Ele ficou perplexo com a situação. Me ligou chorando”, conta o advogado Ricardo Brajterman, que já atendeu a própria Luana.