Caso de polícia: conta de bar é hackeada e dispara ataques homofóbicos
O apresentador da MTV Rafael Vieira foi uma das vitimas e fez um registro de ocorrência na décima terceira delegacia da capital do Rio de Janeiro
O caso já se tornou corriqueiro para donos de bares e restaurantes da cidade. Todo dia chega à tona uma nova história de conta de restaurante fake no Instagram. No entanto, nesse final de semana, uma história envolvendo a rede de bares Brewteco gerou muita dor de cabeça e boletins de ocorrência em delegacias da cidade.
Tudo começou quando DJ e apresentador da MTV, Rafael Vieira, vencedor do prêmio Miaw 2020 como melhor participante de reality, denunciou pelo seu Instagram uma situação de homofobia vivida através da rede social do Brewteco.
No último sábado (01), o DJ esteve com um grupo de amigos na filial da rede no Shopping Praia de Botafogo para a despedida de uma amiga, que reservou uma área para quinze convidados. Ao chegar no local, foi constatado que só havia espaço para dez pessoas. Quando solicitada a adaptação da mesa para os outros cinco convidados, a gerência da casa resistiu e, segundo relatou Rafael, agiu de forma rude.
Ao sair do bar, o artista usou suas redes sociais, com mais de duzentos mil seguidores, apontando o ocorrido. A reclamação não foi bem aceita pelo administrador da conta do Instagram , que respondeu: “Também não queremos mais você aqui, seu viadinho”. Agredido com a resposta, o DJ fez um registro de ocorrência na décima terceira Delegacia de Polícia.
A rede Brewteco, por sua vez, denunciou que sua conta foi hackeada e fez um registro de ocorrência na décima quinta Delegacia de Polícia. No registro consta: “As contas da rede foram hackeadas até o presente momento, tendo o criminoso já efetuado pedido de resgate no valor de R$5.000,00”.
Segue a nota de esclarecimento enviada pela assessoria de comunicação da rede de bares:
“A rede de bares carioca Brewteco vem através desta nota esclarecer os fatos ocorridos no ultimo final de semana:
No sábado de manhã, o Brewteco teve a sua conta do Instagram hackeada por criminosos. O hacker publicou seguidos stories com propagandas de esquemas de pirâmide de criptomoeda e cobrou dinheiro para devolver a conta. Após a recusa do Brewteco à chantagem, começou a agredir os clientes via DMs e, posteriormente, colocou a conta como privada, interrompendo o que restava ao acesso da equipe.
Diante do ataque criminoso, a equipe do Brewteco tomou as seguintes providências:
– Entrou em contato com o Instagram e recuperaram temporariamente o acesso ao planejador de postagens do Facebook, o que permitia somente postar e arquivar os posts criminosos. Esse acesso, no entanto, foi cessado quando o hacker colocou a conta como privada;
– Registrou ocorrência junto à Polícia Civil;
– Encontram-se incessantemente tentando entrar em contato com os clientes agredidos pelo hacker para esclarecer a situação, tarefa dificultada por não terem acesso ao Instagram.
Um dos clientes agredidos pelo hacker foi vítima de ofensas de conteúdo homofóbico e, o Brewteco lamenta profundamente que ele tenha passado por isso. A equipe ainda reitera que são contra qualquer tipo de violência proferida durante o episódio: _“Não somos autores da postagem. Repudiamos qualquer tipo de preconceito e discriminação na nossa casa. Aqui é e sempre será lugar de respeito, amor e diversidade”_ finaliza o Brewteco”.