Imagem Blog

Bruno Chateaubriand

Por Bruno Chateaubriand, jornalista Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Continua após publicidade

Prefeitura do Rio empossa integrantes do Conselho Municipal de Moda

Carlos Tufvesson é nomeado Presidente do conselho que busca reerguer um mercado que gera 90 mil empregos na cidade

Por Bruno Chateaubriand Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
29 jul 2023, 13h10
Prefeito Eduardo Paes nomeia integrantes no novo Conselho Municipal da Moda
O Prefeito Paes em um registro com os novos integrantes do Conselho Municipal da Moda (Hugo Barreiro/Divulgação)
Continua após publicidade

O prefeito Eduardo Paes deu posse, nesta sexta-feira (28/07), no Palácio da Cidade, aos dezessete integrantes do Conselho Municipal de Moda, uma iniciativa para unir os setores público e privado, em ideias e ações para fazer o mercado da moda retomar o seu crescimento no Rio de Janeiro. São sete conselheiros do Poder Público, representantes da FIRJAN, FECOMÉRCIO e oito conselheiros com notória atuação na área da moda:Alessa Migani (Alessa), Isabela Capeto, Lenny Niemeyer, Marcello Bastos (Grupo Soma), Marta Macedo (Martu), Oskar Metsavaht (Osklen), Roni Meisler (Grupo AR&CO) e Thomaz Duarte Azulay (The Paradise).

“A indústria da moda é uma tradição do Rio de Janeiro, que sempre foi um dos líderes deste mercado no país e de grande destaque no cenário mundial. Nos últimos tempos, esse setor sofreu com a crise econômica e foi relegado a segundo plano. Decidimos recriar o Conselho Municipal de Moda – uma iniciativa pioneira aqui da Prefeitura, para resgatar essa tradição com toda a sua grandeza, estimular seu crescimento e devolver a valorização que merece”, explicou o prefeito Eduardo Paes.

Para os profissionais da área, este será um estímulo para que a cidade volte a ser assunto quando o tema for moda. O prefeito nomeou como presidente do Conselho o estilista Carlos Tufvesson, coordenador de Diversidade Sexual da Prefeitura. “Minha função, ao presidir este conselho, não será discutir cores nem tendências. Isso é pessoal de cada grife. Cabe ao poder público debater políticas e elaborar ações que estimulem o crescimento interno, que levem a maiores empregabilidade e receita e a um crescimento sustentável, especialmente para as pequenas e médias empresas, grandes geradoras de emprego em nosso país”  disse  Tufvesson.

O Conselho Municipal da Moda vai orientar políticas públicas e ações de estímulo direcionadas para o setor. Os conselheiros terão como função organizar o calendário de eventos e fazer campanhas para promover os setores de varejo e de confecção, na cidade do Rio. Também têm como objetivo promover, incentivar, desenvolver e dar sustentabilidade aos criadores e empreendedores da moda em todos seus segmentos.

Continua após a publicidade

Segundo pesquisa, desenvolvida pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico Inovação e Simplificação (SMDEIS) – com dados e informações – no processo de análise da moda no Rio. O estudo “Economia da Moda Carioca” mostra como esse mercado é fundamental para a economia da cidade. No Rio, há 5,7 mil empresas – desse total, 82,8% são microempresas, 5,9% são pequenas empresas, além de 1,2% de grande porte, que atuam no comércio (88%) e na indústria (12%). São Cristóvão é o bairro com mais confecções de moda no Rio, com 10,9% dototal, enquanto a Barra é o local com mais comércio (14,6% do total). O setor da moda no Rio emprega 90,6 mil trabalhadores.

“A moda do Rio vem perdendo seu espaço com o enfraquecimento da cadeia produtiva, e a falta de realização dos grandes eventos. Isso tirou o protagonismo da cidade nesse importante setor da economia criativa. Vamos dar um reset na indústria da moda: reconhecer, entender, superar, explorar e transformar. Essa é a metodologia que estamos propondo para o Conselho de Moda”, afirmou o secretário Chicão Bulhões.

 

 

 

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.