Ela é um grande nome da história do carnaval do Rio de Janeiro. Há mais de cinquenta anos, a carnavalesca Maria Augusta Rodrigues atua no carnaval brasileiro. Marcou seu caminho, enquanto artista, com revoluções estéticas na Marques de Sapucaí. Domingo, o Amanhã, carnavais da União da Ilha, ou “Pega no Ganzê”, da vermelha e branco da Tijuca, celebram uma parte dessa trajetória marcante.
A professora, como é carinhosamente chamada, ganha uma exposição no SESC Madureira, de 23 de setembro a 10 de dezembro. A mostra “Cartografias de Augusta” foi criada a partir do mapa astral de nascimento da artista. A expo cria uma cartografia afetiva que correlaciona aspectos astrológicos com temáticas, métodos e características da obra da homenageada. São alguns desses métodos a coletividade, indicada pelo Sol em Aquário, assim como a força da infância no seu imaginário e dos motivos lúdicos que embasaram a construção dos seus enredos. “A obra é a intuição”, disse a artista inúmeras vezes para esse colunista. Vinte artistas reinterpretam temáticas marcantes, levando em consideração o fio condutor do esoterismo e astrologia.
A exposição é constituída por desenhos inéditos da carnavalesca, selecionados dentre mais de 600 que constituem o seu acervo pessoal. Além dos croquis e projetos alegóricos, fantasias, documentos e registros fotográficos integram a mostra, assim como obras de outros artistas contemporâneos que demonstram como a identidade e as temáticas abordadas por Augusta ainda ressoam nos artistas de carnaval atual. Colocar em diálogo a linguagem carnavalesca com obras do circuito cultural institucionalizado também é um objetivo da exposição.
Serviço:
Exposição Cartografias de Augusta, no SESC Madureira – Curadoria de Eduardo Gonçalves e Leonardo Antan
De 23/09 a 10/12/2023
Abertura: 23/09, sábado, a partir das 13h30min
Visitação: Terça a sexta de 10h às 20h
Entrada gratuita
Rua Ewbank da Câmara, 90, Madureira
Telefone: (21) 4020-2101
Instagram: instagram.com/sescmadureira/
https://www.sescrio.org.br