Em 2007, o Rio de Janeiro ganhou o Hotel Fasano, com o primeiro projeto de Philippe Starck no Brasil. Naquele tempo, uma nova marca entrava na cidade para competir com o Copacabana Palace, trazendo um estilo de serviço muito paulista, que, com o tempo, foi tomando ares cariocas e ganhou um gostinho de brisa do mar. Quinze anos depois, a marca, e seus filhotes Gero, Gero Panini, Baretto-Londra continuam traduzindo, com muita qualidade, o serviço com uma identidade única.
Celebrando essa trajetória, chega o livro Fasano dal 1902, com cento e vinte anos de trajetória, que tem Gero Fasano como fio condutor da narrativa e que está há 40 anos à frente da marca. A publicação vem recheada com muitas histórias e uma coletânea de receitas, em que foram selecionados apenas oito pratos e oito drinques.
O autor, Luciano Ribeiro, não economiza nos detalhes íntimos e saborosos; a começar pelo episódio que conta como o rapaz de 18 anos, estudante de cinema em Londres, descobriu pelo jornal que o pai, Fabrizio Fasano, estava à beira da falência. Nas 160 páginas, fica fácil entender o histórico de fracassos e muitos acertos dessa marca que virou referência nacional em gastronomia e hotelaria.