A partir de hoje, até o dia dos desfiles das escolas de samba, nossa coluna vai revelar o mapa astral de cada uma das escolas de samba do grupo especial do Rio de Janeiro. O renomado astrólogo José Maria Gomes Neto nos ajudou nesse estudo revelador. Fundada há cem anos, a agremiação de Oswaldo Cruz de Madureira é a primeira dessa série especial. Para a realização desse mapa foi levada em consideração a data de fundação da escola de samba.
Portela – 11 de abril de 1923
Áries – pioneira – Mercúrio com o Sol em Áries, abre alas, segue nos graus à frente do Sol e anuncia que chegou para ser a primeira. É sempre candidata a ser campeã. Áries é o fogo primeiro, a explosão da paixão, o “apaixonamento” criativo pelo Estado da Arte. O Sol faz trígono com Netuno (Leão): há presença da magia no encantamento que tem marca dos ritmos da alma do tempo, mas segue um toque de vaidade: o Áries, às vezes, é que nem o galo, anuncia o Sol e pensa que faz o Sol nascer…
A Lua (o povo) – na passagem de Aquário para Peixes – está entrando no signo dos Sonhos, evoca o sonho de liberdade – lá onde se encontra Vênus (harmonia e beleza) conjunto a Urano (liberdade): quando entra na avenida faz sonhar um sonho bom, um sonho leve, de ser livre e ao mesmo tempo ser acolhido pela grande mãe – Vênus desperta, sem o menor esforço, o amor pela beleza das águas sagradas dos Peixes, tem uma natureza mística, de unidade – e tem penetração no inconsciente coletivo com temas que trazem Urano em conjunção com Vênus – o acolhimento que liberta. Há uma relação dessas linhas azuis que unem os três signos de água – Plutão em Câncer, e Júpiter em Escorpião – deriva dai o símbolo do Escorpião transmutado: a Águia.
Marte – regente de Áries – está em Touro, na Terra, está na sua origem a descoberta da geração de riqueza, fonte de recursos própria para os que fazem do carnaval o seu ofício. A presença constante em todos os carnavais. Saturno, em sua maior proximidade da Terra traz o compromisso com as relações, contrato (o famoso “fio do bigode” ) por estar exaltado em Libra – privilegia as relações e parcerias – o Norte em Virgem, gerar trabalho, mas não de qualquer jeito, é fazer bem feito, a cópia do perfeito. Na Portela quem desfila é sempre mais que perfeito.