Imagem Blog

Bruno Chateaubriand

Por Bruno Chateaubriand, jornalista Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Pan 2031: Rio e Niterói apostam em lobby político para vencer São Paulo

Definição da cidade brasileira candidata ao evento esportivo acontece no próximo dia 29

Por Bruno Chateaubriand Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 13 jan 2025, 10h35 - Publicado em 13 jan 2025, 10h35
olimpiadas
Rio e Niterói 2031? Prefeituras unem esforços para tornar o plano realidade (Pinterest - Brasil/Reprodução)
Continua após publicidade

Rio de Janeiro e Niterói estão na corrida para se tornarem sede dos Jogos Pan-Americanos de 2031, mas a disputa com São Paulo promete ser acirrada. Na próxima quinta (16), as cidades interessadas em representar o Brasil entregarão seus dossiês de apresentação. O Comitê Olímpico do Brasil (COB) escolherá apenas uma cidade para concorrer internacionalmente, e a decisão será tomada na Assembleia Geral Extraordinária, marcada para 29 de janeiro no Parque Aquático Maria Lenk, no Parque Olímpico.

O processo envolve articulações intensas. No dia 22 de janeiro, o Conselho de Administração do COB fará uma reunião preliminar para discutir o tema, e o lobby para garantir votos já está em andamento. O secretário de Esportes do Rio, Guilherme Schleder, tem liderado esforços para fortalecer a candidatura fluminense, contando com sua boa relação com o COB.

A ideia de trazer o Pan de 2031 ao Rio foi inicialmente anunciada por Rodrigo Neves, Prefeito de Niterói, em novembro do ano passado. O gestor revelou que já vinha discutindo o projeto com o prefeito do Rio, Eduardo Paes. Na última quinta-feira (28), Neves e Paes se reuniram virtualmente com Neven Ilic, presidente da Panam Sports, entidade que organiza o Pan. A videoconferência contou ainda com a presença dos vice-prefeitos eleitos de Niterói e Rio, Isabel Swan e Eduardo Cavaliere, além de representantes da Panam Sports e do COB.

O histórico do Brasil nos Jogos Pan-Americanos inclui edições sediadas por São Paulo, em 1963, e pelo Rio, em 2007. Agora, as duas cidades se enfrentam para representar o país novamente. Enquanto isso, no cenário internacional, há rumores de que Buenos Aires e Assunção também possam apresentar candidaturas.

Os Jogos Pan-Americanos, que reúnem atletas das Américas do Norte, Central, Sul e Caribe, são um dos maiores eventos esportivos do mundo. Se o lobby fluminense funcionar, o Pan de 2031 poderá mais uma vez encher as ruas do Rio de atletas e torcedores de toda a América.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Assinantes da cidade do RJ

a partir de R$ 29,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.