Pan 2031: Rio e Niterói apostam em lobby político para vencer São Paulo
Definição da cidade brasileira candidata ao evento esportivo acontece no próximo dia 29

Rio de Janeiro e Niterói estão na corrida para se tornarem sede dos Jogos Pan-Americanos de 2031, mas a disputa com São Paulo promete ser acirrada. Na próxima quinta (16), as cidades interessadas em representar o Brasil entregarão seus dossiês de apresentação. O Comitê Olímpico do Brasil (COB) escolherá apenas uma cidade para concorrer internacionalmente, e a decisão será tomada na Assembleia Geral Extraordinária, marcada para 29 de janeiro no Parque Aquático Maria Lenk, no Parque Olímpico.
O processo envolve articulações intensas. No dia 22 de janeiro, o Conselho de Administração do COB fará uma reunião preliminar para discutir o tema, e o lobby para garantir votos já está em andamento. O secretário de Esportes do Rio, Guilherme Schleder, tem liderado esforços para fortalecer a candidatura fluminense, contando com sua boa relação com o COB.
A ideia de trazer o Pan de 2031 ao Rio foi inicialmente anunciada por Rodrigo Neves, Prefeito de Niterói, em novembro do ano passado. O gestor revelou que já vinha discutindo o projeto com o prefeito do Rio, Eduardo Paes. Na última quinta-feira (28), Neves e Paes se reuniram virtualmente com Neven Ilic, presidente da Panam Sports, entidade que organiza o Pan. A videoconferência contou ainda com a presença dos vice-prefeitos eleitos de Niterói e Rio, Isabel Swan e Eduardo Cavaliere, além de representantes da Panam Sports e do COB.
O histórico do Brasil nos Jogos Pan-Americanos inclui edições sediadas por São Paulo, em 1963, e pelo Rio, em 2007. Agora, as duas cidades se enfrentam para representar o país novamente. Enquanto isso, no cenário internacional, há rumores de que Buenos Aires e Assunção também possam apresentar candidaturas.
Os Jogos Pan-Americanos, que reúnem atletas das Américas do Norte, Central, Sul e Caribe, são um dos maiores eventos esportivos do mundo. Se o lobby fluminense funcionar, o Pan de 2031 poderá mais uma vez encher as ruas do Rio de atletas e torcedores de toda a América.