Imagem Blog

Bruno Chateaubriand

Por Bruno Chateaubriand, jornalista Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Regulamentação do Airbnb gera embate na Câmara Municipal

Projeto propõe exigências como cadastro no Ministério do Turismo e alvará de funcionamento

Por Bruno Chateaubriand Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
24 mar 2025, 16h57
Airbnb mostra ranking das cidades que mais usam linguagem inclusiva na plataforma
 (Divulgação/Divulgação)
Continua após publicidade

A regulamentação do Airbnb e de outras plataformas de aluguel por temporada entrou na pauta da Câmara Municipal do Rio, gerando debates acalorados. O projeto em discussão propõe regras mais rígidas para o setor, incluindo a obrigatoriedade de cadastro no Ministério do Turismo e a obtenção de alvará de funcionamento para os locadores. A medida é defendida por setores da indústria hoteleira, que alegam concorrência desleal, e criticada por parlamentares que veem no projeto um risco à economia compartilhada e à liberdade de mercado.

O vereador Pedro Duarte (Novo), formado em Direito, contesta a legalidade da proposta, argumentando que a regulamentação do tema cabe ao Congresso Nacional. “Esse debate não tem fundamentação jurídica, uma vez que só deputados federais podem legislar sobre o assunto”, afirmou. Ele também aponta que o projeto possui diversos pontos inconstitucionais e promete levar o caso à Justiça, se necessário. “Esse projeto não será votado tão cedo. Se for, irei judicializar.”

A disputa entre o Airbnb e a rede hoteleira vem se acirrando, impulsionada pelo crescimento expressivo do mercado de locação temporária. Apenas no centro do Rio, já são inúmeros imóveis cadastrados para esse fim, tornando a concorrência ainda mais intensa. O setor hoteleiro argumenta que as plataformas de aluguel não seguem as mesmas regulamentações e tributações impostas aos hotéis, enquanto defensores do modelo de locação por temporada afirmam que a plataforma democratiza o turismo e beneficia pequenos proprietários. “Hoje já temos hotéis entrando nessa plataforma”, destacou Duarte.

O tema está sendo discutido na Comissão Especial de Regulamentação do Airbnb, composta por cinco vereadores, incluindo Salvino Oliveira (PSD) e Talita Gualhardo (PSDB). Ao todo, estão previstas oito audiências públicas para discutir o impacto da regulamentação. A primeira foi realizada nesta segunda-feira (24), e novas sessões devem aprofundar o debate sobre os impactos econômicos e jurídicos do projeto.

Continua após a publicidade

Nos bastidores da política carioca, surgiram rumores de que Duarte teria sido convidado pelo prefeito Eduardo Paes para assumir uma secretaria municipal. O vereador, no entanto, negou a possibilidade. “Me dou muito bem com o prefeito, mas hoje não aceitaria devido às composições do governo. Não gosto dessa formatação”, afirmou.

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Assinantes da cidade do RJ

a partir de R$ 29,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.