Depois da tendência das shower plants, ou seja, as plantas que ficam dentro da área de banho, estamos vivendo uma nova tendência do design de interiores: as plantas de banheiro. Seja um vasinho sobre a pia ou uma grande planta para enfeitar o espaço geralmente reduzido, há muito a se levar em consideração antes de investir em uma planta de banheiro. Confira as melhores espécies e dicas para mantê-las sempre bonitas abaixo!
1. Jiboia
Espécie capaz de filtrar o ar, a jiboia é conhecida pelas suas folhas pequenas que caem em cascata – ou podem subir pela parede, basta colocar um ganchinho na parede para que a planta passe a se desenvolver nessa posição. Quanto à luz, o ideal é manter a espécie em ambientes com luz indireta.
2. Samambaia
Uma das plantas mais populares do Brasil, a samambaia é uma planta tropical que gosta muito do calor e da umidade. Elas se desenvolvem bem em ambientes de meia sombra ou luz difusa; por isso, evite deixá-la em espaços de luz direta.
3. Zamioculca
Planta originária da Tanzânia, a zamioculca é uma suculenta – ou seja, possui um reservatório natural de líquidos em suas raízes, por isso merece atenção extra na hora da rega. Não é necessário regar muitas vezes – uma a duas vezes na semana é suficiente para os dias quentes –, e prefira mantê-la em áreas escuras ou de sombra.
4. Lírio-da-paz
Para quem procura uma flor, o lírio-da-paz é uma ótima espécie para cultivar em áreas de umidade. Além disso, ela tem função purificadora e pode ser cultivada em áreas de meia luz.