Imagem Blog

CASACOR

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Tendências de decoração, arquitetura, design e paisagismo com curadoria
Continua após publicidade

À beira da piscina: 10 ambientes da CASACOR para curtir o melhor do verão

Confira nesta seleção algumas das piscinas mais inesquecíveis das mostras da CASACOR ao longo dos anos

Por CASACOR
8 mar 2023, 12h11
Mônica Costa, Ângela Dorascenzi, Estela Martins e Yuri Miranda - Espaço Quatro Elementos. Projeto da CASACOR Franca 2017.  A área de lazer é regida pela junção dos quatro elementos da natureza: a água, com a piscina; terra, com as plantas; fogo com as lareiras e ar, da brisa do lado externo. O paisagismo prioriza espécies nativas e destaca as árvores frutíferas, como pitangueira e jabuticabeira.
Mônica Costa, Ângela Dorascenzi, Estela Martins e Yuri Miranda - Espaço Quatro Elementos. Projeto da CASACOR Franca 2017.  (Felipe Araújo/Veja Rio)
Continua após publicidade

Em dias quentes, tudo o que queremos é escapar para a piscina mais próxima e curtir algumas horas de frescor, bronzeado e água de coco. O privilégio de aproveitar um dia inteiro à beira da piscina, porém, não é para todos; principalmente para quem está confinado nas metrópoles do país. Por isso, se você está procurando inspiração para decorar sua própria casa, ou quer apenas projetar suas férias, fim de semana ou Carnaval à beira da piscina, separamos 10 ambientes das mostras da CASACOR dos últimos anos que mostram como melhor aproveitar as piscinas. Confira abaixo!

Gisele Taranto Arquitetura - BamˈBo͞o Bar. Projeto da CASACOR Rio de Janeiro 2022. Um espaço. Três momentos. É presencial com um bar e uma área de convivência no jardim. É presencial-virtual, com obras de arte em realidade aumentada que surgem no bambuzal ao acionar QR Codes. E é virtual com uma galeria criada exclusivamente no Metaverso. A arte - com curadoria de Vanda Klabin - é o destaque: a piscina se torna uma instalação de Maritza Caneca; e a exposição Olhar 2022 traz trabalhos de Carlos Vergara e de jovens artistas da periferia apresentados simultaneamente aqui e na China.
Gisele Taranto Arquitetura – BamˈBo͞o Bar. Projeto da CASACOR Rio de Janeiro 2022. Um espaço. Três momentos. É presencial com um bar e uma área de convivência no jardim. É presencial-virtual, com obras de arte em realidade aumentada que surgem no bambuzal ao acionar QR Codes. E é virtual com uma galeria criada exclusivamente no Metaverso. A arte – com curadoria de Vanda Klabin – é o destaque: a piscina se torna uma instalação de Maritza Caneca; e a exposição Olhar 2022 traz trabalhos de Carlos Vergara e de jovens artistas da periferia apresentados simultaneamente aqui e na China. (André Nazareth/Veja Rio)
Estar Piscina Natural - Canario & Tesche. Projeto da CASACOR Rio Grande do Sul 2019. O jardim de quase 500m² é uma extensão natural da casa. O estar de 45m² se concentra junto à piscina natural, com plantas, pedras, cascata e areia branca. O deck foi construído com madeira Itaúba, que recebeu acabamento acinzentado, com a tela retrátil controlando a iluminação. O paisagismo é da arquiteta Daniele Colombo.
Estar Piscina Natural – Canario & Tesche. Projeto da CASACOR Rio Grande do Sul 2019. O jardim de quase 500m² é uma extensão natural da casa. O estar de 45m² se concentra junto à piscina natural, com plantas, pedras, cascata e areia branca. O deck foi construído com madeira Itaúba, que recebeu acabamento acinzentado, com a tela retrátil controlando a iluminação. O paisagismo é da arquiteta Daniele Colombo. (Cristiano Bauce/Veja Rio)
Fernando Thunm - Urban Garden. Projeto da CASACOR Rio Grande do Sul 2022. Inspirado nos hotéis das maiores metrópoles mundiais, o projeto tem conceito urbano atemporal, traduzido por cores escuras que contrastam com detalhes de mobiliário off-white. A piscina de borda infinita e de grandes dimensões também se destaca por sua cor clara, trasbordando suas águas para o piso de nível mais baixo. Floreiras foram planejadas para humanizar e ambientar o espaço, com vegetações de grande porte. 
Fernando Thunm – Urban Garden. Projeto da CASACOR Rio Grande do Sul 2022. Inspirado nos hotéis das maiores metrópoles mundiais, o projeto tem conceito urbano atemporal, traduzido por cores escuras que contrastam com detalhes de mobiliário off-white. A piscina de borda infinita e de grandes dimensões também se destaca por sua cor clara, trasbordando suas águas para o piso de nível mais baixo. Floreiras foram planejadas para humanizar e ambientar o espaço, com vegetações de grande porte. (Cristiano Bauce/Veja Rio)
Antonio Grillo - Ninho de Guaxo. Projeto da CASACOR Minas Gerais 2022. Feita de vergalhões de aço, a estrutura conforma uma trama similar a um ninho de guaxo. A disposição de cada vergalhão articula estabilidade e intenção estética. Internamente, uma tela branca vazada delineia de maneira diáfana o espaço, destacando a estrutura de aço na paisagem e atuando como superfície refletora para a iluminação junto ao solo. Na parte interna da edificação, confere uma especial dramaticidade ao volume.
Antonio Grillo – Ninho de Guaxo. Projeto da CASACOR Minas Gerais 2022. Feita de vergalhões de aço, a estrutura conforma uma trama similar a um ninho de guaxo. A disposição de cada vergalhão articula estabilidade e intenção estética. Internamente, uma tela branca vazada delineia de maneira diáfana o espaço, destacando a estrutura de aço na paisagem e atuando como superfície refletora para a iluminação junto ao solo. Na parte interna da edificação, confere uma especial dramaticidade ao volume. (Daniel Mansur/Veja Rio)
Continua após a publicidade
Mônica Costa, Ângela Dorascenzi, Estela Martins e Yuri Miranda - Espaço Quatro Elementos. Projeto da CASACOR Franca 2017.  A área de lazer é regida pela junção dos quatro elementos da natureza: a água, com a piscina; terra, com as plantas; fogo com as lareiras e ar, da brisa do lado externo. O paisagismo prioriza espécies nativas e destaca as árvores frutíferas, como pitangueira e jabuticabeira.
Mônica Costa, Ângela Dorascenzi, Estela Martins e Yuri Miranda – Espaço Quatro Elementos. Projeto da CASACOR Franca 2017.  A área de lazer é regida pela junção dos quatro elementos da natureza: a água, com a piscina; terra, com as plantas; fogo com as lareiras e ar, da brisa do lado externo. O paisagismo prioriza espécies nativas e destaca as árvores frutíferas, como pitangueira e jabuticabeira. (Felipe Araújo/Veja Rio)
André Monte - Caminhos dos Ventos. Projeto da CASACOR Ceará 2021. O estilo de vida do cearense foi o ponto de partida para o projeto elaborado pelo arquiteto André Monte: aberta ao vento e ao sol, a varanda aconchegante foi criada para ser descoberta aos poucos, sem pressa. Cada canto a torna especial, um verdadeiro convite para viver momentos de paz e conforto, de sentir o enorme prazer de estar em casa.
André Monte – Caminhos dos Ventos. Projeto da CASACOR Ceará 2021. O estilo de vida do cearense foi o ponto de partida para o projeto elaborado pelo arquiteto André Monte: aberta ao vento e ao sol, a varanda aconchegante foi criada para ser descoberta aos poucos, sem pressa. Cada canto a torna especial, um verdadeiro convite para viver momentos de paz e conforto, de sentir o enorme prazer de estar em casa. (Esdras Guimarães/Veja Rio)
Mauricio Nóbrega - Varanda Deca. Projeto da CASACOR Rio de Janeiro 2019. Um sonho tornado realidade é a varanda-SPA com 320 m² de frente para a Baía de Guanabara. A arquitetura do prédio garantiu a inspiração do projeto, que se espelhou nas construções em balneários mundo afora. De dentro, a visão é da piscina que parece se unir ao mar.
Mauricio Nóbrega – Varanda Deca. Projeto da CASACOR Rio de Janeiro 2019. Um sonho tornado realidade é a varanda-SPA com 320 m² de frente para a Baía de Guanabara. A arquitetura do prédio garantiu a inspiração do projeto, que se espelhou nas construções em balneários mundo afora. De dentro, a visão é da piscina que parece se unir ao mar. (André Nazareth/Veja Rio)
Continua após a publicidade
Nando Nunes - Aldeia Sala de Banho. Projeto da CASACOR Goiás 2022. Em sua 12a participação na mostra, Nando Nunes buscou no mar a inspiração criativa para apresentar uma sala de banho que levasse o visitante a uma imersão na água. O espaço ‘Mergulho Particular’, de 172 m2, o profissional criou ambientes em formato de cubo que, unidos, formam um grande aquário para a sensação de uma experiência submersa. Monocromática, a Aldeia Sala de Banho ganhou diversas tonalidades de verde. Suaves, as nuances se misturam numa exaltação à cor da água. Além disso, o ambiente ganhou três ambientes de SPA; e para conectá-los, a Passarela Infinito, instalada com pastilhas verdes no piso e no teto. Breezes de alumínios em tons de verde e cinza foram usados para a integração de forma orgânica entre os ambientes.
Nando Nunes – Aldeia Sala de Banho. Projeto da CASACOR Goiás 2022. Em sua 12a participação na mostra, Nando Nunes buscou no mar a inspiração criativa para apresentar uma sala de banho que levasse o visitante a uma imersão na água. O espaço ‘Mergulho Particular’, de 172 m2, o profissional criou ambientes em formato de cubo que, unidos, formam um grande aquário para a sensação de uma experiência submersa. Monocromática, a Aldeia Sala de Banho ganhou diversas tonalidades de verde. Suaves, as nuances se misturam numa exaltação à cor da água. Além disso, o ambiente ganhou três ambientes de SPA; e para conectá-los, a Passarela Infinito, instalada com pastilhas verdes no piso e no teto. Breezes de alumínios em tons de verde e cinza foram usados para a integração de forma orgânica entre os ambientes. (Edgard César/Veja Rio)
Daniel Ghizi e Carolina Zettermann de Almeida - Escritório Daniel Ghizi Arquitetura - Casa 15. Projeto da CASACOR Santa Catarina 2022. Celebrando o aniversário de 15 anos e a chegada oficial do escritório em Florianópolis, o ambiente sintetiza e explora características do portfólio de residências da empresa. Inserido entre duas grandes árvores, o monobloco, de estrutura metálica e vidro, relaciona-se com o prédio tombado pelo patrimônio histórico. Entre as edificações, um espelho d’água reflete e enaltece ambas as obras. O interior, contemporâneo na sua essência, quebra a rigidez externa com o uso das formas orgânicas e uma composição de texturas e materiais naturais.
Daniel Ghizi e Carolina Zettermann de Almeida – Escritório Daniel Ghizi Arquitetura – Casa 15. Projeto da CASACOR Santa Catarina 2022. Celebrando o aniversário de 15 anos e a chegada oficial do escritório em Florianópolis, o ambiente sintetiza e explora características do portfólio de residências da empresa. Inserido entre duas grandes árvores, o monobloco, de estrutura metálica e vidro, relaciona-se com o prédio tombado pelo patrimônio histórico. Entre as edificações, um espelho d’água reflete e enaltece ambas as obras. O interior, contemporâneo na sua essência, quebra a rigidez externa com o uso das formas orgânicas e uma composição de texturas e materiais naturais. (Lio Simas/Veja Rio)
Tassiana Oshiro - Patio Alberca. Projeto da CASACOR Bolívia 2022. Pátio Alberca, um elemento icônico no antigo Total Asturias. Nele, Tassiana Oshiro quis homenagear seu passado hospitaleiro restaurando o ambiente, mas mantendo sua essência intacta. É uma sala social no pátio da casa, tão importante nas casas para reuniões. Um fator importante deste projeto é a sua arquitetura ambientalmente responsável, apresentando uma localização estratégica para a otimização da luz natural e o uso de materiais reciclados como parte da decoração da casa. Da mesma forma, possui um mecanismo de circulação de água e economia de energia, com o qual a água da chuva que abastece um reservatório é aproveitada ao máximo.
Tassiana Oshiro – Patio Alberca. Projeto da CASACOR Bolívia 2022. Pátio Alberca, um elemento icônico no antigo Total Asturias. Nele, Tassiana Oshiro quis homenagear seu passado hospitaleiro restaurando o ambiente, mas mantendo sua essência intacta. É uma sala social no pátio da casa, tão importante nas casas para reuniões. Um fator importante deste projeto é a sua arquitetura ambientalmente responsável, apresentando uma localização estratégica para a otimização da luz natural e o uso de materiais reciclados como parte da decoração da casa. Da mesma forma, possui um mecanismo de circulação de água e economia de energia, com o qual a água da chuva que abastece um reservatório é aproveitada ao máximo. (Alvaro Mier/Veja Rio)
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 35,60/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.