Depois de morar em várias cidades do mundo por causa do trabalho, o carioca Márcio conheceu a esposa Chisa, que é grega e funcionária da mesma empresa, no período em que viveu na Grécia. Juntos, eles resolveram fixar residência no Rio de Janeiro nesta cobertura duplex no Jardim Oceânico (zona oeste da cidade), com vista para a Pedra da Gávea, que já pertencia à família dele.
Recentemente, o casal decidiu fazer uma reforma geral no primeiro pavimento (de 350 m²) para deixar tudo com a cara deles e dos filhos – uma menina de oito e um menino de 10 anos. Para isso, eles encomendaram um projeto aos arquitetos Cadé Marino, Michelle Wilkinson e Thiago Morsch, do escritório Up3 Arquitetura.
“Os clientes pediram para modernizar o apartamento, pois a planta original era muito antiga e já não atendia às necessidades da família. Como ambos trabalham de casa com frequência, eles pediram também um escritório compartilhado, que foi alocado em uma parte reservada da sala, tirando partido não só da amplitude como também da iluminação natural farta no local”, conta o arquiteto Thiago.
A área social ficou voltada para a varanda da frente, que concentra os espaços de lazer, tornando-se, inclusive, o lugar preferido do casal.
A principal alteração na planta aconteceu na cozinha (originalmente em formato de corredor), na copa e na área de serviço, espaços delimitados por paredes que foram totalmente integrados no novo projeto. Apenas a escada de serviço helicoidal que interliga os dois pavimentos foi mantida, mas ganhou nova roupagem, tornando-se um importante elemento arquitetônico no espaço. “Também adicionamos um lavabo que não existia na sala”, ressalta o arquiteto Cadé.
Para criar interiores acolhedores e aconchegantes, foram priorizados não só móveis e marcenarias de madeira como também plantas e soluções que trouxessem mais iluminação natural para dentro de casa. Algumas paredes e tetos ganharam uma textura especial que se assemelha a cimento queimado e o piso foi revestido com porcelanato tipo travertino bruto.
Na decoração de estilo contemporâneo, praticamente é tudo novo. Os únicos móveis aproveitados foram a mesa de jantar, o sofá e um banco vermelho sob a janela do home office. Na área social, os arquitetos apostaram em uma paleta de tons neutros para criar uma atmosfera ao mesmo tempo calma e sofisticada, deixando as cores mais vibrantes para objetos, almofadas e quadros.
“Também usamos muitos objetos pessoais que os clientes trouxeram de inúmeras viagens e países onde já moraram, incluindo fotografias feitas por ele, que transformamos em quadros decorativos”, finaliza a arquiteta Michelle.