Já pensou em morar, ainda que temporariamente, em meio ao verde numa construção sustentável e com todo o conforto que uma casa pode ter? Pois essa é exatamente uma das propostas que a CASACOR Rio 2022 vai apresentar. Em uma área do extenso jardim do Instituto Brando Barbosa serão construídos estúdios de tamanhos diversos, feitos em módulos metálicos habitacionais semelhantes a contêineres, mas de material mais leve e com tratamento termoacústico. São construções rápidas, limpas – já que não geram quase nenhum resíduo de obra – e efêmeras. Logo após o fim da mostra, em junho, tudo será desmontado e reaproveitado em outras construções.
“Nossa área externa esse ano vai funcionar como um grande espaço de reencontro entre as pessoas. E acho que esses estúdios trazem diversas possibilidades complementares: podem abrigar convidados residentes, como os estúdios localizados na casa, ou ateliês, seja de um artista ou de um botânico, por exemplo. É um desafio para esses profissionais que terão a chance de mostrar soluções interessantes de uso desse método construtivo para o público em geral”, avalia Patricia Quentel, sócia-diretora da CASACOR Rio.
E a julgar pelos profissionais que toparam esse desafio, dá para esperar muita coisa boa vindo por aí. Criam os estúdios externos as duplas Bernardo Gaudie-Ley e Tania Braida, da Beta Arquitetura; Caco Borges e Carolina Haubrich; e Sérgio Conde Caldas e Patricia Andrade; além dos arquitetos Jorge Delmas e Rafael Mirza.
Os módulos habitacionais produzidos pela CMC Modular serão usados ainda em outros dois projetos na área externa: o Espaço Deca, criado pelo designer de interiores Diego Raposo, que será totalmente voltado para o bem-estar e o relaxamento; e o Pavilhão 22 que servirá como uma área complementar à casa principal servindo como mais um espaço para receber eventos diversos. O ambiente, criado pelo arquiteto Mario Costa Santos, será uma grande homenagem ao centenário da Semana de Arte Moderna, movimento tão fundamental para a nossa cultura.
Em 2022, a CASACOR Rio acontece, pela segunda vez consecutiva, na Residência Brando Barbosa, um imóvel icônico situado no bairro do Jardim Botânico, que conta com mais de 12 mil metros quadrados de área verde. A mostra apresenta esse ano uma proposta de ocupação cultural do imóvel, que é sede do Instituto Brando Barbosa. De 27 de abril a 26 de junho de 2022.