Imagem Blog

CASACOR

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Tendências de decoração, arquitetura, design e paisagismo com curadoria
Continua após publicidade

CASACOR Rio de Janeiro 2023: confira os destaques!

Palacete Brando Barbosa ganha espaços de convivência abertos ao público e bangalôs sustentáveis nos jardins nesta 32ª edição da mostra carioca

Por Nádia Sayuri Kaku/CASACOR
21 ago 2023, 10h00
Paula Neder - Piano-bar. Projeto da CASACOR Rio de Janeiro 2023.
Paula Neder - Piano-bar. Projeto da CASACOR Rio de Janeiro 2023. (André Nazareth/Veja Rio)
Continua após publicidade

Quando a casa é super confortável, a sensação é de estar hospedado num hotel cinco estrelas. Já quando estamos num hotel delicioso, lembramos imediatamente do aconchego de nossas casas. A CASACOR Rio este ano volta à Residência Brando Barbosa, no Jardim Botânico, com uma proposta mais inovadora: a de um hotel boutique!

Em sua 32ª edição, a mostra carioca, que acontece de 15 de agosto a 15 de outubro, aposta na vocação original do palacete – a de receber – e transforma o espaço num hotel exclusivo, com 43 ambientes assinados por alguns dos melhores profissionais de arquitetura, design de interiores e paisagismo. Entre eles, espaços abertos ao público como bares descolados, restaurantes charmosos e, claro, a exuberância de 12 mil m² de jardins formados por espécies da Mata Atlântica.

Confira alguns dos destaques abaixo!

Amanda Miranda - Cozinha do Chef - Raízes. Ambiente funcional onde acontecem degustações, a Cozinha do Chef – Raízes celebra a brasilidade com um mix de texturas e cores, que inclui peças artesanais de palha, cerâmica e madeira e uma padronagem de folhagens bem tropicais nas paredes. A ambientação criada por Amanda Miranda aguça os sentidos. Logo na entrada, o Hall Oca ganha uma parede forrada de piaçava numa referência tanto às habitações indígenas quanto ao trabalho dos Irmãos Campana (em homenagem a Fernando, falecido recentemente). Tudo isso sem abrir mão da tecnologia necessária para uma cozinha bem contemporânea.
Amanda Miranda – Cozinha do Chef – Raízes. Ambiente funcional onde acontecem degustações, a Cozinha do Chef – Raízes celebra a brasilidade com um mix de texturas e cores, que inclui peças artesanais de palha, cerâmica e madeira e uma padronagem de folhagens bem tropicais nas paredes. A ambientação criada por Amanda Miranda aguça os sentidos. Logo na entrada, o Hall Oca ganha uma parede forrada de piaçava numa referência tanto às habitações indígenas quanto ao trabalho dos Irmãos Campana (em homenagem a Fernando, falecido recentemente). Tudo isso sem abrir mão da tecnologia necessária para uma cozinha bem contemporânea. (André Nazareth/Veja Rio)
Paula Neder - Piano-bar. Projeto da CASACOR Rio de Janeiro 2023.
Paula Neder – Piano-bar – Um ambiente leve e elegante, que proporciona uma conexão harmoniosa com o jardim e entre os visitantes. Quase um lounge-garden, com sofá em forma de ilha, tons claros e uma pitada forte de verde, que aparece na vegetação (interna e externa) e em alguns tecidos usados pela arquiteta Paula Neder. Um espaço acolhedor para viver bons momentos, apreciar o som do piano, estar com os amigos. No décor, chamam atenção dois painéis: um que reúne obras de arte; e o outro, criado pelo Coletivo Muda, em forma de lambe-lambe, e instalado no teto, trazendo um colorido impactante ao ambiente. (André Nazareth/Veja Rio)
Lenora Lohrisch e Wair De Paula Jr - Recepção. A arte é o fio condutor do design criado por Lenora Lohrisch e Wair de Paula para a recepção do nosso hotel boutique. O teto original foi mantido e iluminado ganhando ainda mais grandiosidade. E o espaço recebeu obras de impacto como uma grande escultura de Krajcberg e peças de Bruno Giorgi, Macaparana, Martha Boto e Marcelo Catalano. O tapete remete ao desenho dos jardins de Burle Marx e os livros estão por toda a parte. Elementos que fazem do ambiente um local de convivência e contemplação, para realmente se estar e não apenas passar por alguns segundos.
Lenora Lohrisch e Wair De Paula Jr – Recepção. A arte é o fio condutor do design criado por Lenora Lohrisch e Wair de Paula para a recepção do nosso hotel boutique. O teto original foi mantido e iluminado ganhando ainda mais grandiosidade. E o espaço recebeu obras de impacto como uma grande escultura de Krajcberg e peças de Bruno Giorgi, Macaparana, Martha Boto e Marcelo Catalano. O tapete remete ao desenho dos jardins de Burle Marx e os livros estão por toda a parte. Elementos que fazem do ambiente um local de convivência e contemplação, para realmente se estar e não apenas passar por alguns segundos. (André Nazareth/Veja Rio)
Continua após a publicidade
João Panaggio - Pavilhão Deca. Uma espécie de casa-spa, o ambiente criado pelo arquiteto João Panaggio para a Deca buscou inspiração nas termas romanas para fazer da água seu elemento central. Em formato de pavilhão leve e monolítico – numa referência ao nosso modernismo tropical -, a casa é totalmente conectada à natureza e pensada como um espaço premium para hóspedes em busca de relaxamento. No eixo principal da construção, uma piscina em volume ajuda a setorizar os ambientes, regendo o percurso da planta circular. O mobiliário traz madeira nacional, tecidos crus e estantes esculturais metálicas.
João Panaggio – Pavilhão Deca. Uma espécie de casa-spa, o ambiente criado pelo arquiteto João Panaggio para a Deca buscou inspiração nas termas romanas para fazer da água seu elemento central. Em formato de pavilhão leve e monolítico – numa referência ao nosso modernismo tropical -, a casa é totalmente conectada à natureza e pensada como um espaço premium para hóspedes em busca de relaxamento. No eixo principal da construção, uma piscina em volume ajuda a setorizar os ambientes, regendo o percurso da planta circular. O mobiliário traz madeira nacional, tecidos crus e estantes esculturais metálicas. (André Nazareth/Veja Rio)
Gisele Taranto Arquitetura - Suíte Presidencial. A suíte presidencial vai além da beleza, com amenities reais do Hotel Fairmont. Para criar o projeto, Gisele Taranto ouviu psiquiatras sobre a importância do quarto para a saúde mental. A cama, especialmente desenhada por Jader Almeida, foi feita nos tecidos bouclé e linho; o espelho, que causaansiedade, foi escondido; o azul, que acalma, foi para a parede num tom suave, acinzentado; e a natureza invade o espaço tanto na varanda quanto nas paisagens imaginárias da arte selecionada por Vanda Klabin. Elas estão até no banheiro que é mostrado pela primeira vez em sua configuração original.
Gisele Taranto Arquitetura – Suíte Presidencial. A suíte presidencial vai além da beleza, com amenities reais do Hotel Fairmont. Para criar o projeto, Gisele Taranto ouviu psiquiatras sobre a importância do quarto para a saúde mental. A cama, especialmente desenhada por Jader Almeida, foi feita nos tecidos bouclé e linho; o espelho, que causaansiedade, foi escondido; o azul, que acalma, foi para a parede num tom suave, acinzentado; e a natureza invade o espaço tanto na varanda quanto nas paisagens imaginárias da arte selecionada por Vanda Klabin. Elas estão até no banheiro que é mostrado pela primeira vez em sua configuração original. (André Nazareth/Veja Rio)
Fernanda Medeiros - Sala de Banho. Basta entrar na Sala de Banho para sentir vontade de deixar a vida passar. Dedicado ao auto-cuidado, o ambiente de Fernanda Medeiros ganhou trilha sonora relaxante, banheira de imersão e aromaterapia. Um deck com vista para o jardim convida ao dolce far niente. No décor, tons de azul e terracota trazem aconchego e elementos originais da casa contrastam com peças ora contemporâneas, ora rústicas. O piso de pastilhas remete ao passado, embora tenha sido criado para a mostra com material reciclável.
Fernanda Medeiros – Sala de Banho. Basta entrar na Sala de Banho para sentir vontade de deixar a vida passar. Dedicado ao auto-cuidado, o ambiente de Fernanda Medeiros ganhou trilha sonora relaxante, banheira de imersão e aromaterapia. Um deck com vista para o jardim convida ao dolce far niente. No décor, tons de azul e terracota trazem aconchego e elementos originais da casa contrastam com peças ora contemporâneas, ora rústicas. O piso de pastilhas remete ao passado, embora tenha sido criado para a mostra com material reciclável. (André Nazareth/Veja Rio)
David Bastos - DB Arquitetos - Origem. Assinado por David Bastos, o living da Residência Brando Barbosa teve todas as características da arquitetura original mantidas. Mas ganhou contemporaneidade com uma decoração em que prevalecem os tons claros nos móveis e tecidos e a textura arenosa da parede, numa referência ao Rio. A cor aparece no grande tapete desenhado pelo arquiteto. A luz natural, abundante no ambiente, e a circulação fluida são privilegiados deixando o destaque para as obras de arte de grandes nomes nacionais como Carybé, Almandrade, Tunga e Waltércio Caldas, além da fotografia de Fernando Torquato.
David Bastos – DB Arquitetos – Origem. Assinado por David Bastos, o living da Residência Brando Barbosa teve todas as características da arquitetura original mantidas. Mas ganhou contemporaneidade com uma decoração em que prevalecem os tons claros nos móveis e tecidos e a textura arenosa da parede, numa referência ao Rio. A cor aparece no grande tapete desenhado pelo arquiteto. A luz natural, abundante no ambiente, e a circulação fluida são privilegiados deixando o destaque para as obras de arte de grandes nomes nacionais como Carybé, Almandrade, Tunga e Waltércio Caldas, além da fotografia de Fernando Torquato. (André Nazareth/Veja Rio)
Continua após a publicidade
Paula Müller - Suíte
Paula Müller – Suíte “Tu vens” – A suíte de ares clássicos ganha um visual bem mais moderno pelas mãos de Paula Müller. Elementos originais como piso, sancas e vitrais foram mantidos e um grande painel em madeira criado para fazer as vezes tanto de armário quanto de cabeceira. O mobiliário contemporâneo das lojas do CasaShopping ganha ainda mais charme com o enxoval terracota. A cor invade também o banheiro, tanto no revestimento Portobello quanto na pintura da parede que recebe a mesma cor da fachada, a Terra de Fogo, da Coral. Obras de arte de Mucki Skowronski e Ana Quintella completam o décor. (André Nazareth/Veja Rio)
Patrícia Marinho e Manuèle Colas - Sala de Encontros. Para reunir uma família ou receber amigos; assistir a um filme ou se dedicar à leitura; e até mesmo, trabalhar. A Sala de Encontros foi pensada por Patrícia Marinho e Manuèle Colas como um espaço de convivência multifuncional e acolhedor. Com ares palacianos – são quatro metros de pé-direito com portais, vitrais e sancas -, o espaço ganha contemporaneidade com o uso de tapetes, painéis amadeirados aplicados nas paredes e azulejaria. Todos com elementos geométricos criados a partir dos desenhos modernistas deixados por Noel Marinho.
Patrícia Marinho e Manuèle Colas – Sala de Encontros. Para reunir uma família ou receber amigos; assistir a um filme ou se dedicar à leitura; e até mesmo, trabalhar. A Sala de Encontros foi pensada por Patrícia Marinho e Manuèle Colas como um espaço de convivência multifuncional e acolhedor. Com ares palacianos – são quatro metros de pé-direito com portais, vitrais e sancas -, o espaço ganha contemporaneidade com o uso de tapetes, painéis amadeirados aplicados nas paredes e azulejaria. Todos com elementos geométricos criados a partir dos desenhos modernistas deixados por Noel Marinho. (André Nazareth/Veja Rio)
Mauricio-Nobrega-Bia-Wolff-Maria-Estellita-e-Patricia-Vieira-Quintal-Cafe-e-Livraria
Mauricio Nóbrega, Bia Wolff, Maria Estellita e Patricia Vieira – Quintal – Café e Livraria. Um ambiente dois em um. É café. É livraria. E ainda tem uma charmosa área externa onde nossos visitantes podem curtir um fim de tarde ou café da manhã (aos fins de semana) em meio ao verde do jardim. Construído em três contêineres, o espaço ganhou revestimento de pinus de reflorestamento que ajuda a trazer um ar mais aconchegante aos ambientes criando um clima quase de quintal de casa. A decoração criada por Mauricio Nóbrega, Bia Wolff, Maria Estellita e Patricia Vieira aposta em móveis e tecidos de tons claros e remete a uma cabana de praia. Afinal, estamos no Rio. (André Nazareth/Veja Rio)

Serviço – CASACOR Rio de Janeiro 2023

Onde: Rua Lopes Quintas, 497. Jardim Botânico – Rio de Janeiro (RJ)

Continua após a publicidade

Quando: de 15 de agosto a 15 de outubro de 2023
Horário de funcionamento:  terça a sábado, das 12h às 21h (inclusive feriados). Domingos, das 10h às 20h

Bilheteria digital:

https://appcasacor.com.br/events/rio-de-janeiro-2023

Valores totais dos ingressos:

Ingresso inteiro: R$ 90,00

Meia entrada: R$ 45,00

Continua após a publicidade

Crianças até 10 anos não pagam. Idosos acima de 60 anos, estudantes com carteira oficial, deficientes (e um acompanhante) e professores das redes pública e privada (desde que apresentem documento válido com foto) pagam meia entrada.

A CASACOR Rio tem patrocínio master da Deca. Além disso, conta com a Coral como tinta oficial; a Audi, como patrocinadora; a Gafisa como patrocínio local; e a Portinari como apoio local. O apoio institucional é do Instituto Brando Barbosa e o apoio técnico da Plenty Engenharia. O banco oficial é o Banco BRB, o hotel oficial é o Fairmont Rio, e o shopping oficial é o CasaShopping; a rádio oficial é a JB FM e a Veja é a media partner. Os fornecedores oficiais são: Alamaster, CMC Modular e Woods Wine Experience.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 35,60/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.