Cozinhas retrô ou vintage: encante-se por essas decorações!
Não há quem não se encante pelas cozinhas vintage: um estilo cheio de charme que passa, até nos mínimos detalhes, acolhimento e aconchego
Imagine só: uma cozinha cheia de histórias, que transita entre os tempos e resolve – com muito charme, até nos mínimos detalhes – o projeto de decoração em poucos metros quadrados? Isso mesmo, estamos falando das cozinhas retrô, ou vintage. São muitos elementos que dão à cozinha a aparência de não pertencer a essa época, e abaixo separamos nove para você se encantar. Confira!
Azulejos que contam história
Neste ambiente, a cozinha é o coração da casa. A generosa metragem de 80 m² da Cozinha dos Amigos mistura recursos tecnológicos da atualidade com a beleza única dos elementos arquitetônicos originais da construção, como os azulejos portugueses e o piso.
Cozinha com prateleiras abertas
Em 70 m², a arquiteta Paola Ribeiro criou o espaço Loft no Campo – um espaço integrado e bem distribuído, cujo ponto focal principal é a cozinha. Nela, o destaque fica para a bancada de madeira com laca verde, que se destaca da decoração. A peça, que começa como apoio do cooktop, torna-se pia e alcança até o home office.
Armários de cozinha azul
Um loft acolhedor, com uma paleta leve e balanceada que o torna extremamente acolhedor. Este é o Loft LG Amour de Patricia Hagobian. Na cozinha, os armários azuis despontam da composição branca, tornando-a mais quente. Os elementos tecnológicos, ainda que implementados por todo projeto, não tiram sua aura encantadora.
O vintage está nos detalhes
O ambiente de 76 m² de Marcelo Diniz, Mateus Finzetto e Deise Pucci é a tradução de brasilidade em decoração. Chamada de Espaço de Receber da Chef de Cozinha, esta cozinha foi toda revestida em madeira – um elemento descontraído e, ao mesmo tempo, sofisticado. Nos detalhes, um rádio, as panelas, o moedor e muitos temperinhos se encarregam do tom vintage.
Um toque (ou vários) de verde
Em torno da ilha gourmet, pessoas, ingredientes, aromas e sabores se encontram. Na Cozinha Alecrim, de Bernardo Gaudie-ley e Tânia Braida, o espaço que reúne sala de almoço e uma varandinha é repleto de referências retrô, como o tradicional azulejo quadrado branco nas paredes, piso de parquet e azulejos hidráulicos. O verde-menta, elegante e fresh, vem no acabamento em laca da marcenaria.
Uma ilha cheia de texturas
A inspiração do décor é escandinavo, mas as referências são todas vintage. Na Casa Burgundy, Thiago Manarelli e Ana Paula Guimarães planejaram uma composição com tons neutros, apenas com destaque para o burgundy. Os tijolinhos aparentes, os tecidos nas cortinas e os armários todos referem a uma casa que parece de bonecas.
Cozinha preto e branca
Para uma chef de cozinha chic e despojada, Paula Neder pensou em uma cozinha high-low, com uma pegada vintage. A mistura de peças sofisticadas com itens acessíveis percorre todo o espaço, intitulado de Estúdio HUM. A cozinha foi mantida simples, mas com estilo, em um décor todo preto e branco que dá destaque para o verde das plantinhas.
A beleza dos lustres clássicos
A arquitetura original já denota caráter vintage, mas o arquiteto Jean de Just decidiu ir além e explorar todo seu potencial no projeto Além de Cozinha. Para isso, inseriu nesta cozinha tons quentes, como o mostarda e o laranja, e as lâminas de carvalho. No teto, além da pintura artística, uma surpresa: dois pendentes clássicos, que transportam consigo muitas memórias.
Veja também:
- Cozinhas pequenas: 15 ideias para se inspirar na decoração
- 7 cozinhas minimalistas que mostram que menos é mais
- CASACOR São Paulo 2021 já tem data para acontecer: confira!