Hotel Glória ganha retrofit e interiores por Patrícia Anastassiadis
Primeiro hotel 5 estrelas do Brasil, o hotel carioca virará um prédio residencial com previsão de inauguração para 2026
Inaugurado em 15 de agosto de 1922, o Hotel Glória já nasceu grandioso. O primeiro cinco estrelas do Brasil foi construído em comemoração ao centenário da Independência do Brasil. O idealizador do Glória foi o arquiteto francês Joseph Gire, também responsável pelo Copacabana Palace.
A inspiração veio dos balneários europeus da época, trazendo elementos presentes nos grandes hotéis da Riviera Francesa e proporcionando diversas experiências de lazer e comodidade. Com vista do Parque do Flamengo, do Pão de Açúcar e da Baía de Guanabara, o Hotel Glória foi palco de hospedagem de presidentes, autoridades internacionais, artistas e celebridades que enchiam o ambiente de glamour e sofisticação.
Enquanto seus salões assistiram às melhores festas, o local também sediou decisões políticas e grandes eventos que marcaram a história do Rio de Janeiro.
Hoje, a construção está passando por um processo de retrofit para criar um residencial de luxo no Rio de Janeiro. Previsto para 2026, o projeto conta com 266 apartamentos com até quatro suítes e três vagas, além de quatro lojas no térreo.
O empreendimento da Opportunity Imobiliário e SIG Engenharia foi idealizado pelos escritórios cariocas Cité Arquitetura e Afonso Kuenerz Arquitetura. Os interiores têm projeto de Patrícia Anastassiadis, o paisagismo é de Burle Marx e as áreas fitness terão a assinatura da Bodytech.
Entre os fornecedores, estão a marcenaria luxuosa de alta tecnologia da Ornare, metais da Deca e revestimentos da Portobello.