Reforma integra esta casa de 790 m² à natureza do Rio de Janeiro
Projeto assinado por Ketlein Amorim repaginou todos os ambientes da residência, com décor repleto de arte, materiais neutros e integração com o verde
Os novos proprietários desta casa de dois andares com 790 m², localizada no Jardim Botânico (na zona sul do Rio de Janeiro) são um casal na faixa dos 45 anos (ele, empresário; ela, administradora de empresas), com duas filhas universitárias. Antes de fechar negócio, eles contaram com a ajuda da arquiteta Ketlein Amorim para avaliarem juntos o potencial do imóvel. Afinal, nos últimos 10 anos, ela reformou a residência anterior, no Leblon, e uma casa de praia desta mesma família. Ketlein faz parte do elenco da CASACOR Rio de Janeiro.
“Quando eles me chamaram para ver a casa, o que mais me fascinou foi a integração dos ambientes internos e externos. Mesmo assim, senti falta de personalidade, cor e revestimentos que valorizassem a arquitetura e tornassem os ambientes mais convidativos. Essas intervenções eram necessárias, mas, ao mesmo tempo, não podiam comprometer a unidade visual do conjunto”, explica a arquiteta.
Assim que a casa foi comprada, Ketlein teve apenas três meses e meio para fazer e executar o projeto de reforma e decoração. Embora todos os ambientes tenham sido renovados, não houve modificações na planta original. Alguns cômodos receberam, além do novo décor, apenas pintura e iluminação, enquanto outros sofreram intervenções mais profundas, com direito à obra civil, a exemplo da sala de TV, da cozinha gourmet, da parede ao fundo da piscina e do terraço do segundo andar.
Como a arquiteta já conhecia bem o perfil e os gostos dos clientes, desde o início ela teve total liberdade para propor modificações nos revestimentos e na nova decoração. “No geral, eles queriam adaptar a casa ao estilo de vida da família, mesclando peças novas que seriam adquiridas com móveis, obras de arte e adornos que eles já tinham. Afinal, a residência atual é bem maior que a anterior”, conta Ketlein.
“Eles também pediram um quarto de visitas confortável e um escritório para cada cônjuge”, acrescenta ela.
Na área externa da casa, por exemplo, a parede embaixo do escritório (que é voltado para a piscina) foi revestida com placas cimentícias de aspecto oxidado e diferentes volumes, não só para ganhar destaque como também para “conversar” melhor com o entorno. Na frente dela, três espreguiçadeiras novas estofadas com tecido amarelo vibrante roubam a cena.
Outro local que mereceu atenção especial foi a cozinha gourmet, integrada à sala de jantar e à piscina. Para deixar o espaço mais convidativo, Ketlein criou ali um pequeno ambiente de estar, revestiu a parede ao fundo com pedra bruta natural e fez uma nova bancada em L, de pedra sintética ultra resistente, com armários novos embaixo, sendo o lado maior (sob a janela) voltada para a piscina.
Na sala de jantar, todos os móveis são novos. Aqui, vale destacar ainda as obras de arte que os clientes trouxeram do endereço anterior (como o quadro verde do artista Carlos Vergara e o quadro geométrico do artista Rodrigo de Castro), as duas luminárias pendentes em rosa clarinho sobre a mesa de jantar e a parede lateral com pé-direito duplo, que ganhou acabamento cimentado, num tom de cinza bem neutro para não brigar com o piso original da casa, em xadrez preto e branco.
Na área social, como os acabamentos são neutros e de materiais naturais (especialmente madeira e pedra), a arquiteta acrescentou toques de cor nos móveis e adornos, seguindo uma paleta em tons pastel para trazer jovialidade, sem abrir mão da sofisticação.
Já a presença pontual do acabamento cimentício em algumas paredes e da pintura oxidada nos pilares de sustentação da casa acrescentou um ar mais contemporâneo ao conjunto, sutilmente industrial.