O palacete é o mesmo, mas a CASACOR Rio 2022 vai ser bem diferente daquela que passou. O elenco de arquitetos, designers de interiores e paisagistas da 31ª edição já começou a planejar os espaços da mostra — que serão cerca de 40 — e as propostas não poderiam ser mais inovadoras.
A diferença principal é que, desta vez, o olhar para o imóvel icônico terá ares mais contemporâneos — ainda assim, claro, preservando e protegendo a arquitetura original da Residência Brando Barbosa, que é tombada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (INEPAC).
Dessa forma, a ideia é trazer espaços mais experimentais e próximos ao público, além de também apresentar novos usos para os ambientes internos da casa principal. O público poderá desfrutar melhor dos pátios, jardins e áreas de entretenimento do imóvel palaciano.
A primeira grande mudança será no circuito de visitação, que começará pelo antigo porte-cochère da residência.
O segundo andar, onde ficavam os quartos, o home-office e a sala de banho da mostra em 2021, desta vez trará uma hospedaria para convidados do Instituto Brando Barbosa — como diretores de instituições, artistas e designers. Além de estúdios, o piso superior ganhará áreas de uso comum como escritório, sala de reunião e uma varanda-spa.
Outro ambiente que promete surpreender é a cozinha — um dos mais marcantes do ano passado —, que nesta edição abrigará um café, permitindo o melhor aproveitamento do espaço pelos visitantes.
A CASACOR Rio 2022 acontece de 12 de abril a 12 de junho, na Residência Brando Barbosa, um imóvel icônico rodeado por 12 mil metros quadrados de Mata Atlântica no coração do Jardim Botânico.