Numa iniciativa inédita, a cervejaria Ambev, integrante do conglomerado AB Inbev e controladora das marcas Skol, Antarctica e Brahma, além das especiais Bohemia, Colorado, Wäls e Goose Island, inaugura no sábado (8) seu programa de visitas. É a primeira vez na história da companhia que o público terá acesso às instalações da fábrica de Jaguariúna, no interior de São Paulo, com 900 000 metros quadrados. O melhor? Além de conhecer um complexo equipado com tecnologia de ponta, a atração é gratuita.
Por lá, os apaixonados pelo universo da cerveja poderão conferir, em seis etapas, os detalhes do processo produtivo da bebida, desde a seleção dos ingredientes para os diferentes estilos, passando pelo controle de qualidade até o envase do líquido final. Na ocasião, será explicada como ocorre a brassagem (etapa que vai da moagem do malte e seu cozimento até a adição da levedura, leia-se “fermento”) e, portanto, momento em que será possível experimentar o mosto (líquido resultante da fervura de água e malte, rico em açúcares fermentescíveis) da receita que estiver sendo elaborada no dia. Os processos de fermentação e maturação poderão ser vistos por um raio-x e, na estação de filtração, entrará em cena a experiência de provar cervejas frescas, diretamente dos tanques. Aqueles que agendarem o tour pelo site também participarão de uma aula sobre a história da cerveja, desde a Antiguidade até os dias atuais, com conteúdo referente a outros países e ao mercado nacional.
Ao fim do programa, que dura em torno de duas horas, os participantes serão convidados a degustar rótulos da marca, acompanhados de salame, amendoim, queijos e chocolates. As inscrições já estão abertas no site (clique aqui) e as visitas guiadas serão sempre aos sábados, em dois turnos, às 10h ou às 14h30, com limite de 20 pessoas por grupo. Vale lembrar que apenas maiores de 18 anos podem se candidatar.
+ As melhores cervejarias, bares e restaurantes da região serrana
Veja outros endereços do grupo que recebem visitas pelo Brasil:
Cervejaria Bohemia
No complexo, onde as cervejas são produzidas desde 1853, é possível fazer um tour pela história, arte e ciência da fabricação da bebida desde a Antiguidade, por meio de vídeos, projeções e animações (32 reais, com direito a três chopes). Antes ou depois, vale parar na loja que vende versões nacionais e importadas, como Wäls, Colorado e Goose Island, além de camisas, bonés, livros e outros apetrechos. O bar e o restaurante no topo da construção, com vista para o Palácio de Cristal, são paradas obrigatórias para degustar variedades como o chope 838 pale ale da marca (9 reais). Para comer, há sugestões como os hambúrgueres (25 reais). Rua Alfredo Pachá, 166, Centro, Petrópolis. Informações, (24) 2020-9050. https://www.bohemia.com.br
Cervejaria Colorado
Fundada em 1996, a cervejaria tornou-se conhecida pela combinação de água, malte, lúpulo e levedura com ingredientes brasileiros, por vezes inusitados. Café, rapadura, mandioca, mel e castanha do Pará já foram incorporados às bebidas da marca, que ganhou projeção internacional. Por lá, as visitas são feitas aos sábados às 9h (é necessário reservar até a quarta-feira anterior à data pretendida). Recomenda-se chegar ao local com 20 minutos de antecedência. Pagam-se R$ 20 pelo passeio às instalações. Rod. Anhanguera, km 308 + 300m (próximo ao Atacadão). https://www.cervejariacolorado.com.br/pagina/visitefabrica e www.ambev.com.br/beer-lovers.
Cervejaria Goose Island
A primeira brew house da marca americana no país foi encravada no badalado bairro de Pinheiros. Ao sentar-se numa das mesas do salão interno, no espaço ao ar livre ou no balcão do bar para degustar variedades como Sofie (uma Belgian Farmhouse Ale) ou a recém-lançada Enedina (Double Brown Ale com pinhão e 9,2% de teor alcoólico, produzida lá mesmo) é impossível não admirar os belos equipamentos dispostos por trás do vidro. Rua Baltazar Carrasco, 187, Pinheiros, São Paulo, (11) 2886-9858. contato@gooseisland.com
Cervejaria Wäls
Fundada em 1999, em Belo Horizonte, a cervejaria dispõe de uma linha de rótulos inspirada nas escolas cervejeiras belga, americana e alemã. Na sede, em São Francisco, o público tem acesso aos ingredientes, máquina de envase, estação de tratamento de água, além de poder bater papo com o mestre-cervejeiro e a equipe responsável pela produção da bebida. Sábados, 11h às 17h. Rua Padre Leopoldo Mertens 1460, São Francisco (Pampulha), Belo Horizonte, (31) 3443.2811. https://www.wals.com.br/cervejaria
Inaugurada há pouco mais de um mês no topo de um mirante em Belo Horizonte, a nova empreitada da Wäls mescla arquitetura contemporânea com inovação. Trata-se do maior barrel room da América Latina com capacidade para envelhecer 100 000 litros de cervejas nos mais diferentes tipos de barricas, entre novas e outras que já foram usadas para envelhecer bebidas como vinho e uísque. No bar, 20 torneiras de chope, algumas com sugestões exclusivas, produzidas no próprio local. Para comer, o menu foi elaborado para harmonizar com as criações. Loja de souvenirs e equipamentos novíssimos, estilizados com arte, completam a lista de atrações. Rua Gabriela de Melo, 566, Olhos D’Água, Belo Horizonte, (31) 3197-2450.
+ Cervejaria Wäls inaugura novo complexo em Belo Horizonte