Focada em receitas experimentais e complexas, a Cervejaria BrewLab, de Niterói, está promovendo um financiamento coletivo para construir no centro da cidade (próximo à descida da Ponte Rio-Niterói, na Rua Professor Heitor Carrilho, 250) seu misto de nanofábrica e brewpub, onde serão produzidos e comercializados os rótulos próprios e criações em parceria com outras marcas.
Entre os objetivos do projeto, com previsão de início das operações para janeiro de 2019, está a compra imediata de um fermentador de 750 litros, onde cada um dos colaboradores poderá deixar a sua assinatura. Os entusiastas que quiserem colaborar com a iniciativa podem acessar o site e escolher um dos kits da cervejaria, com valores entre R$ 60 e R$ 500, a serem entregues durante o mês de agosto, com frete grátis para Rio e Niterói ou retirada em pontos de venda credenciados.
Todos os kits incluem exemplares da RIP (Russian Imperial Porter) em garrafas com rolha. Trata-se de uma potente e complexa cerveja, de coloração escura, com 11,2% de teor alcoólico e densa espuma marrom clara. Elaborada numa sexta-feira 13, a receita é sazonal (produzida em safras anuais) e matura 45 dias em fermentador, sob temperatura rigidamente controlada, além de repousar em barril de amburana com nibs de cacau orgânico. Feita com um blend de maltes em diferentes níveis de tosta e torra, a bebida resultante exibe, em primeiro plano, notas amendoadas (com ênfase para avelã), de cacau, grãos torrados de café e frutas secas. Na boca, as características presentes no aroma sobressaem, equilibrando o amargor dos grãos de café com as notas amendoadas e de cacau, distribuídas pelo líquido de corpo alto e textura aveludada. Ao fim do gole, uma leve sensação aquecedora na garganta.