Mais antiga cervejaria do Brasil, a Bohemia, nascida e criada em Petrópolis, mantém na cidade imperial um dos maiores centros de experiência cervejeira do mundo, comparável a empreendimentos semelhantes de marcas como a Heineken, em Amsterdã, e Guinness, em Dublin. Com um museu moderno que conta a história da bebida através de mais de vinte salas interativas, e permite conhecer todo o processo de produção, o local já era um ótimo pretexto para subir a serra. Há menos de um mês, a visita ficou ainda mais proveitosa com a abertura de um restaurante, onde se come em mesas com vista para o centro histórico.
Para elaborar o cardápio, a cervejaria, que completa 160 anos em 2013, chamou uma dupla de peso: a chef Ana Soares, dona da badalada rotisseria e pastifício Mesa III, em São Paulo, e a respeitada sommelière de cervejas, Cilene Saorin, uma referência no assunto, ambas paulistas. Elas inventaram dobradinhas como picadinho na cerveja com creme de aipim, ideal para acompanhar a Bohemia Escura, e truta guarnecida por purê de batata-baroa e manteiga de camarãozinho, indicada para escoltar o tipo Weiss, de trigo. Na etapa doce, a Bohemia Confraria é a dica para acompanhar o pudim da rainha, feito com queijo fresco e goiabada. Ainda mais instigante é a carta de drinques feitos com cerveja, a exemplo do que leva o tipo pilsen, cachaça, maracujá e twist de laranja. Das torneiras de chope jorram outra novidade: o royale, edição limitada que faz uma releitura da clássica receita da primeira Amber Lager do mundo, criada em 1841, em Viena.
Restaurante Bohemia
Rua Alfredo Pachá, 166, Centro, Petrópolis. Tel: (24) 3064-9127. 12h/22h (sex e sáb. até 23h; dom até 16h; fecha seg. e ter.). www.bohemia.com.br
Museu:
11h/18h (sáb., dom. e feriado até 20h; fecha seg. e ter.)
Preços:
R$ 19,50 (estudantes, idosos e moradores de Petrópolis pagam meia-entrada)
Grátis para menores de 18 anos (somente acompanhados dos pais ou responsáveis)