Montada em Petrópolis, a fábrica da Bohemia conta com um tour interativo extremamente divertido para os que querem saber um pouco mais da história da marca e da cultura cervejeira. No fim, é possível brindar no bar ou no restaurante do complexo com os rótulos on tap direto dos tanques. Mas aos poucos a gigante Ambev quer usar a marca para surfar na onda das cervejas artesanais que toma conta da cidade. A weiss e a confraria já possuem seus fãs. Agora a história começa a mudar com a Bohemia Reserva e deve se aprofundar até o final deste ano, quando três novidades devem ser lançadas. A cervejaria não confirma, mas especula-se que sejam uma IPA, uma witbier e uma Belgian Blonde conforme adiantou o companheiro Bob Fonseca, de Veja SP.
A Reserva, novidade que já está no mercado, é uma barley wine produzida em 2012 que passou por um processo de maturação ao longo do ano passado. Em sua receita foram utilizados cinco tipos de malte, lúpulos ingleses e americanos e levedura de alta fermentação. Tamanho cuidado gerou uma produção limitada de 3978 garrafas de 600 mililitros.
Seguindo a tradução literal, barley wine é vinho de cevada. E até que faz algum sentido. As cervejas deste estilo amadurecem com o tempo e muitas vezes são até armazenadas em barricas. Espere também um teor alcoólico alto, no caso da Reserva é de 10%. E sim, elas podem ser armazenadas por bastante tempo assim como aquele vinho de guarda. Ainda não provei a novidade, mas se for fiel ao estilo espere notas frutadas que geram um leve adocicado.
Elas são vendidas apenas em um bonito kit que contém um copo e uma caixa de madeira. O preço é salgado: R$ 120,00. Para encomendar o seu, basta visitar a fábrica em Petrópolis ou adquirir no site Empório da Cerveja. Se alguém comprar, pode me chamar para dar uma bicada! E, é claro, saúde!