A chegada da nova estação do ano sempre gera expectativa no mundo cervejeiro. Afinal de contas, seguindo a tradição, a St. Gallen lança seu chope sazonal. E para a primavera, os mestre-cervejeiros Carlos Hesse e Gabriel di Martino criaram uma Berliner Weisse. Para quem não conhece, trata-se de um estilo tradicional de Berlim, na Alemanha, e tem como característica principal a alta acidez e os aromas acéticos. O resultado final traz 5,0 % de teor alcoólico e suaves 10 IBU (índice de amargor).
Só que desta vez a novidade chega em dose dupla. Serão duas versões da Berliner Weisse: a tradicional e outra maturada com uma fruta tropical. A cada duas semanas a fruta muda. “Temos o objetivo de surpreender nosso público em todas as estações do ano, sem fugir de nossas tradições. Para a primavera, resolvi criar duas combinações diferentes. A Berliner Weisse tradicional de trigo, fermentada através de lactobacilos, que conferem à cerveja uma acidez mais acentuada, assim como aromas acéticos característicos, deixando a cerveja levemente azeda. E a versão com um toque especial de uma fruta tropical, a cara dessa estação. A cada duas semanas, um novo lote será produzido com uma fruta surpresa diferente”, explica Carlos Hesse.
Para harmonizar com a bebida, Lucas Mendes, chef da casa, criou um prato de polvo com batatas. O molusco chega grelhado e ladeado por batatas assadas e cobertas com azeite de ervas. A harmonização ficará disponível a partir do domingo (20) e até o final da estação.
Rua Augusto do Amaral Peixoto, 166, Alto, Teresópolis, (21) 2642-1575.
Quintas de 19h/0h; Sextas, sábados e feriados de 12h/00h30; Domingos de 12h às 19h
https://www.vilastgallen.com.br