Imagem Blog

Cristiana Beltrão

Por Cristiana Beltrão, restauratrice e pesquisadora de gastronomia e alimentação Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Continua após publicidade

Saudades da Europa?

Comece por Santa Teresa

Por Cristiana Beltrão Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
13 nov 2020, 14h25
Detalhe do Bar do Mineiro, em Santa Teresa (Cristiana Beltrão/Arquivo pessoal)
Continua após publicidade

Chove fraquinho e ouço o apito de um navio que não avisto. Está tudo muito esquisito. Que navio é esse? Tem navio circulando? Parece o apito de um cruzeiro de luxo, não um cargueiro… daqueles com nome “princesa”, “diamante”, arranha-céu do mar.

A chuva agora grita, quicando nas ruas vazias, e a maresia, cansada de corroer os metais da minha casa, decidiu entrar forte pelas narinas e me corroer, também, aos poucos. Pareço um bicho urbano alerta, que sente e ouve melhor as coisas, tão adaptada que ando às paredes da minha casa. Só que o bicho que mora em mim nunca funcionou confinado.

Minha alegria agora é sair em horários esquisitos para lugares improváveis a fim de coisas que não me permitia. Assim caço um tanto de vida.

A pandemia fez tudo que não faz parte do meu bairro parecer improvável. Houve tempo em que me deslocava muito e animadamente, mas de uns anos para cá me sentou na corcunda uma boa dose de preguiça. Acordei tarde? Só saio perto de casa. Trabalhei demais? Saio perto de casa. Veio a peste? Nem saio.

Ando tão inerte que nem ambiciono ter saudade de viajar. Tenho saudade, mesmo, é de fazer planos.

Continua após a publicidade

Acho que foi um comprimido de zinco misturado com raras oito horas de sono que me fez querer sair da toca e buscar qualquer canto que me lembrasse a Europa. Felizmente, bastou subir a Estrada do Corcovado que a temperatura começou a descer, como prometia aquele improviso europeu. Chegava em Santa Teresa.

O bairro precisa da fome de um domingo, garanto, porque o que não falta é desdobramento de desculpas: “vamos tomar um café da manhã no Térèze? Tem aquela vista, além das frutas, panquecas de figo com mel, iogurte artesanal e granola idem. Depois das torradas Petrópolis com manteiga e geleia de cupuaçu, caminhamos até a escadaria Selarón (presente lindo e louco de um chileno para a cidade) e, no sobe e desce, queimamos tudo.

A caminhada vai render salvo conduto e um pretexto para a caipirinha no lindo Armazém São Thiago, que fez 100 anos em 2019, ou uma cerveja na Adega do Pimenta. Mas são 11:30hs da manhã! Já pode beber? Claro. Basta caminhar bastante pelas ruas e rever as casas de Manuel Bandeira, Pixinguinha, Carmen Miranda e Nise da Silveira. Acho que aí tem perdão.

Continua após a publicidade

Mas a ideia original era chegar meio-dia em ponto no Bar do Mineiro. Onde mais se come feijoada com couve, alho e torresmo, cercado de arte popular e ouvindo música clássica? Desconheço.

Não fosse a pandemia, ainda esticaria no chorinho do Parque das Ruínas ou no Museu Chácara do Céu. É Europa? Não é. Bem conservada? Tampouco. Mas ainda é bairro de intelectuais, acadêmicos e artistas, com casarões e mansões do século XIX, casas lindinhas dos anos 30 e luminárias antigas sobre as ruas com paralelepípedo.

Santa Teresa era a viagem que eu precisava e, mesmo de máscara, respiro melhor por lá. Já a caminho de casa, cruzei com o bonde e me despedi do bairro que colocou minha alegria de volta nos trilhos.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 35,60/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.