Fotógrafo lança livro mesclando imagens de Augusto Malta com fotos atuais
O lançamento será amanhã, 7 de novembro, no Shopping da Gávea, com direito a bate-papo com o autor
Separados em vida por mais de 100 anos, os fotógrafos Augusto Malta e Marcello Cavalcanti se encontram no livro Augusto Malta Revival (Ed. Gavea Imagens, 2023), um lúdico projeto fotográfico de Cavalcanti, iniciado em 2013.
Naquela época, o fotógrafo iniciava seus estudos em cima do rico acervo de Malta, o maior cronista visual do Rio no início do século XX. Augusto Malta foi fotógrafo da Prefeitura do Rio de Janeiro e deixou um legado estimado entre 40.000 e 70.000 imagens da cidade, feitas entre 1903 e 1937.
A ideia de Marcello era re-fotografar o Rio nos mesmos ângulos escolhidos por Malta e depois mesclar as duas imagens digitalmente, confrontando a evolução arquitetônica, social e cultural da cidade maravilhosa.
O projeto acelerou em 2015, quando viralizou nas redes sociais e foi incluído no calendário oficial das celebrações do Rio 450 anos, ganhando visibilidade e até uma exposição com 30 quadros no Centro Cultural Light.
Agora, 10 anos depois, Marcello está lançando o livro Augusto Malta Revival pela sua editora, Gávea Imagens, que contará a história da cidade em 60 imagens feitas por Malta e refeitas por ele, abrangendo quase todas as áreas do Rio por onde passou o célebre fotógrafo, desde as movimentadas São Cristóvão, Tijuca, Gamboa e Centro, passando por bairros nobres como Botafogo, Glória, Catete e Santa Teresa, seguindo pelas praias longínquas do Leme, Copacabana, Ipanema e Leblon, contornando pelos bairros operários do Jardim Botânico e Gávea, subindo a serra do Alto da Boa Vista, e finalizando com imagens da Barra, Jacarepaguá e Barra de Guaratiba.
– Sou absolutamente fanático pelo Rio e sua geografia, fotografo essa cidade há mais de 20 anos, e neste projeto encontrei uma maneira de mostrar as pessoas como a cidade era no passado e como ela é hoje. Não que tenha melhorado ou piorado, apenas mudou – e muito – mas acredito que conhecendo o nosso passado temos mais vontade de lutar pela preservação da nossa memória, da nossa cultura e da nossa carioquice, comenta o autor do livro.
Marcello acredita que o caráter lúdico das imagens, misturando pessoas, edifícios e meios de transporte com mais de 100 anos de diferença causa um enorme choque visual é o grande atrativo do projeto, despertando no leitor a vontade de conhecer mais sobre a própria cidade, que durante os últimos 100 anos sofreu inúmeras transformações urbanísticas e arquitetônicas para acomodar uma população em ascensão demográfica, mas sem a preocupação com a preservação histórica.
O livro tem ainda um componente interativo; cada página possui um QR code, que, ao ser lido pelo celular, leva o leitor direto a um mapa online, com a localização exata onde foi feita a foto.
O livro será lançado no dia 7 de novembro na Janela Livraria (Shopping da Gávea). Às 19h acontece um bate papo com a jornalista Bianca Ramoneda, que entrevistará o autor em uma das salas do cinema Estação NET Gávea (4º piso) onde serão exibidas imagens do livro no telão do cinema. Evento aberto e gratuito, sujeito a lotação da sala. Às 20h, acontece o lançamento do livro e noite de autógrafos, na Janela Livraria (3º piso).
O livro Augusto Malta Revival foi editado pela Gávea Editora de Imagens, através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro (ISS) com patrocínio da Cavallieri Clínica de Diagnóstico e Imagem, Brasil GTW / Enesco e CHP Brasil. As imagens de Malta utilizadas por Cavalcanti são provenientes do Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro, Museu da Imagem e do Som, Museu da República, Biblioteca Nacional, Museu Light e Instituto Moreira Salles.
*Daniel Sampaio é advogado, pesquisador, ativista do patrimônio e fundador do Instagram @RioAntigo