Finalmente chegou o grande dia! A Portela, tradicional agremiação de Oswaldo Cruz e Madureira, escola supercampeã, de tantos baluartes, bambas, mestres, tias e divas, vai comemorar seus 100 anos de História nesta terça (11) e no fim de semana seguinte — sábado (15) e domingo (16) — com solenidades, cerimônias religiosas e muito, muito samba!
Com os carnavalescos Renato e Márcia Lage, a Portela apresentou o enredo “Te amo além do infinito!”, que contava justamente a história da escola e de seus 100 anos. O samba-enredo que a Portela levou para a avenida em 2023 desbravou a memória da Portela por meio de cinco personagens de sua história. Infelizmente, a escola amargou um pífio décimo lugar no Grupo Especial, após um desfile considerado problemático.
Independente disso, a Portela tem uma história gloriosa para contar, com muitas vitórias e desfiles emblemáticos e inesquecíveis. Com 22 títulos, é a escola que mais vezes foi campeã no Grupo Especial do carnaval carioca.
Fundada em 11 de abril de 1923, como o Conjunto Carnavalesco de Oswaldo Cruz, também foi chamada de “Quem nos faz é o Capricho” e “Vai Como Pode”, até tornar-se o Grêmio Recreativo Escola de Samba Portela, em meados da década de 1930. Sem dúvida, ao longo de um século, a Azul e Branco de Oswaldo Cruz e Madureira, a Portela de Candeia, Paulo da Portela, Noca, Natal, Paulinho da Viola, Clara Nunes, Monarco e Tia Surica moldou o carnaval como o conhecemos.
Nesta terça (11), as celebrações têm início às 8h da manhã, com uma missa no santuário do Cristo Redentor, no Corcovado, apenas para convidados e autoridades. Mais tarde, às 18h, outra missa será celebrada, na quadra da escola (Rua Clara Nunes 81), reunindo diretoria, componentes e outros membros da comunidade. Logo mais, às 20h, a Velha Guarda da Portela e outros membros da escola se apresentam na Praça Paulo da Portela, em frente à Portelinha.
Ainda no dia do centenário, a Portela vai inaugurar, em sua quadra, a exposição “Amor100Fim”, com fotografias de Guy Veloso. A mostra, promovida pelo departamento cultural da agremiação, ficará em cartaz até 12 de junho, sempre nos dias de eventos, ou com agendamento pelo telefone (21) 2137-7831.
E no fim de semana tem mais!
No sábado (15), às 18h, um grande show no Parque Madureira vai trazer novamente a Velha Guarda da Portela e outras atrações para celebrar os 100 anos da Azul e Branco.
Já no domingo (16), tem desfile comemorativo do centenário da escola, com comunidade e segmentos cantando sambas históricos, na Estrada do Portela. Concentração na Praça Paulo da Portela.
Ah, minha Portela! Quando eu vi você passar…senti meu coração apressado…todo o meu corpo tomado, minha alegria voltar…
*Daniel Sampaio é portelense e carioca do Grajaú. Advogado, ativista do patrimônio e embaixador oficial da cidade pela Riotur. Fundou há 10 anos o perfil @RioAntigo no Instagram.