Criado pela empresa OpenAI de San Francisco e cofundada por Elon Musk, o ChatGPT é um chatbot, inteligência artificial produtiva para responder a praticamente qualquer solicitação com velocidade e clareza surpreendente. Perguntas complexas são respondidas pelo robô de maneira abrangente e extensa sobre praticamente qualquer assunto, ou seja, a ferramenta tem capacidade de gerir respostas em linguagem natural, de forma semelhante a uma conversa.
Sua utilização está em plena ascensão e, como era esperado, tem recebido muitos elogios e duras críticas. Tornou-se popular em apenas algumas semanas, muito mais rápido do que plataformas de mídia social como TikTok ou Instagram. De acordo com os últimos dados disponíveis, o ChatGPT pode ter superado os 100 milhões de usuários. O site gera atualmente 1,8 bilhão de visitantes por mês. O crescimento e o tráfego foram alcançados em um período recorde de apenas três meses.
Quando tive a primeira oportunidade de ouvir falar da plataforma, confesso que não despertou muito minha atenção. Minha primeira impressão é que seria mais um aplicativo. Até o dia em que fui impactado no Instagram, onde foi postado um vídeo usando o ChatGPT como personal trainer. Como profissional que atua no mercado fitness há bastante tempo, devo confessar que fiquei extremamente intrigado e ao mesmo tempo preocupado, e tomei a decisão de experimentar.
Solicitei à plataforma de IA um plano de treino semanal para melhorar a força, a mobilidade e o equilíbrio, uma vez que estava iniciando uma nova modalidade esportiva: o Kitesurf. O segundo passo foi incluir informações básicas como altura, peso e nível de aptidão física. Para deixar o teste ainda mais complexo foi solicitado informações sobre um plano alimentar baseado nos seus objetivos atuais, inclusive com lista de substituição de alimentos, além de uma lista de compras. Terceira etapa: ao informar a sua localização o robô forneceu uma lista das academias mais populares da região, incluindo os prós e os contras de treinar em casa.
Fiquei impressionado com as informações que recebi. No entanto, também me fez pensar em como a IA impactará a indústria fitness, algo que tenho certeza de que não estou sozinho em pensar. O que mais me impressionou foi que apesar de possuir a capacidade de gerar planos de treinamento em segundos, também sugere que a pessoa busque orientação profissional. Ao solicitar exercícios adicionais para melhorar meu equilíbrio, o ChatGPT sugeriu o seguinte: “lembre-se de consultar um profissional de fitness para garantir a execução e as técnicas adequadas para cada exercício prescrito. Ressaltando também a importância de incorporar dias de descanso em minha rotina de exercícios para permitir a recuperação do treinamento”.
E afinal, a IA vai causar algum impacto na indústria do fitness?
As ferramentas tecnológicas possuem limitações e é importante ter conhecimento que a única coisa que elas não podem oferecer às pessoas é a interação social real e o olhar clínico e humano. No geral, não acredito que a indústria precise ter receio, não será o fim dos personais ou das academias. Devemos usar a tecnologia a nosso favor acrescenta Netto.
Devemos considerar como mais uma ferramenta dentre as inúmeras outras tecnologias que não podem resolver todos os problemas. É necessária a interação humana para causar uma impressão duradoura nas pessoas. “E mais do que nunca, enxergo como uma opção facilitadora para professores e clientes, uma vez que pode se tornar uma excelente alternativa que na verdade pode recomendar a possíveis novos alunos e levá-los às academias”.
A indústria fitness e as ferramentas de IA são amplamente acessíveis, o que torna o aspecto humano um fator crucial para se diferenciar dos concorrentes. A tecnologia ajuda a analisar dados de exercícios, entender como os clientes treinam e sugerir planos que atendam às metas e aos objetivos dos clientes. Tornam as experiências de melhoria da aptidão física melhores e mais personalizadas para todos. Ao utilizar as ferramentas de IA da maneira certa, o profissional fortalece seu atendimento e proporciona uma melhor experiência para os seus clientes.
É muito importante ressaltar que, embora a ferramenta possa gerar respostas impressionantes, ocasionalmente ela pode produzir informações imprecisas ou sem sentido. Os usuários devem avaliar as informações fornecidas de forma criteriosa e não depender exclusivamente de suas respostas. Eu sugiro e encorajo a passar algum tempo na plataforma para saber o que está por vir e começar a pensar agora em como utilizá-la no futuro.
Prepare-se para entrar no empolgante mundo da IA. Você está prestes a descobrir ferramentas revolucionárias que podem levar seu negócio de fitness para o próximo nível. A ordem da vez é a preparação.
Lembre-se você é o especialista e a IA serve como uma ferramenta para apoiar seu trabalho. Portanto, concentre-se na orientação pessoal e forneça uma abordagem humana única para oferecer aos seus clientes uma experiência excepcional.