Amaro Freitas celebra à ancestralidade brasileira
Pianista pernambucano ganha patrocínio do Natura Musical e vê sua obra se espalhar para além do segmento instrumental
Ouvir o som que sai do instante em que os dedos de Amaro Freitas tocam o piano é um deleite. Ouvir Amaro Freitas falar é um grande prazer. E regozijo ainda maior é ouvir Amaro Freitas falando de música no rádio, esse veículo tão democrático que chega em mais de 80% dos domicílios brasileiros.
E foi isso que aconteceu na última semana quando entrevistei o pianista no programa que apresento na rede de rádios Nova Brasil FM. Amaro compartilhou comigo – e com milhares de ouvintes – sua genialidade, sua leitura de Brasil, seus processos criativos oriundos de uma ancestralidade coletiva.
O piano de Amaro tem efeito hipnotizante. Já presenciei plateias, nacionais e internacionais, completamente cooptadas pela alquimia oriunda da junção desses dedos pernambucanos com o instrumento.
“Sankofa” é o mais recente álbum do músico recifense, produzido com patrocínio do Natura Musical que nos revela um jazz brasileiríssimo, moderno, atento ao mundo mas especialmente observador do que temos de melhor.
O Natura Musical é a plataforma da marca Natura que ao longo dos anos têm promovido artistas e projetos historicamente sub representados. Amaro celebra não só a sua ancestralidade como honra um país repleto de memórias do povo preto e o Natura Musical continua sendo uma das únicas marcas do país com um olhar atento aos verdadeiros pilares da cultura brasileira.
Ouça o programa FARO com Amaro Freitas aqui. Toda quinta, às dez da noite tem FARO para mais de 400 cidades pelas ondas do rádio via Nova Brasil FM.