O Natura Musical é um dos poucos editais no Brasil voltado para a promoção da música popular brasileira. Por isso, novamente, dedico esta coluna para divulgar o edital cujas inscrições começam na próxima quarta, 8 de setembro.
O Natura Musical é a plataforma de cultura da marca homônima e o edital deste ano seleciona novos projetos para patrocínio em 2022. Nesta quarta (1º), mais cedo, fiz uma LIVE com a Fernanda Paiva, Head of Global Cultural Branding, no meu canal no Youtube, o Papo de Música, e ela pode explicar todos os detalhes do processo.
As inscrições ficam abertas até o dia 28 de setembro e a marca renova sua busca por projetos artísticos e iniciativas de fomento à cena que já atuam profissionalmente no mercado da música e que estejam comprometidos com a geração de impacto positivo.
As propostas inscritas podem ter diversos formatos, como álbum, show, turnê, clipes, podcasts, além de programações, mostras, festivais, programas de formação, iniciativas de empreendedorismo cultural, circuitos culturais, pesquisas, séries de vídeos ou podcasts, documentários, residências artísticas, intercâmbios, projetos de capacitação profissional, conferências, entre outros. Os projetos serão avaliados por uma rede de curadores formada por artistas, produtores, jornalistas e empreendedores do mercado musical. Os critérios utilizados para a seleção, baseados em relevância artística, impacto, inclusão, acesso, inovação e engajamento, podem ser consultados em detalhe no regulamento. O anúncio dos projetos selecionados será feito até dezembro deste ano.