Sou devota da TV pública. De uma TV pública de qualidade. Acompanho algumas emissoras públicas internacionais com certa inveja porque no Brasil a TV pública, dependendo de quem ocupa o Palácio do Planalto, é confundida com TV estatal. Trabalhei na TV Brasil nos dois primeiros mandatos do presidente Lula e fui muito feliz. A TV pública faz parte da minha formação profissional e cidadã. É com entusiasmo que venho acompanhando pelas redes, imprensa e pelo boca-a-boca, a movimentação e o trabalho da nova gestão da emissora para apresentar à sociedade uma programação compatível com a importância da cultura brasileira, nosso maior patrimônio.
Nessa leva de novos conteúdos está programada para o próximo domingo, dia 21 de janeiro, às 19h, a estreia da temporada especial de verão do programa Meu Pedaço do Brasil, apresentado por Bruno Barros, que vai celebrar o Rio de Janeiro, a cidade mais turística do país, a partir de um olhar nada óbvio. “Essa temporada mostra um Rio pouco conhecido. A ideia é levar para as noites de domingo um programa solar, com leveza, emoção e histórias de pessoas incríveis. Eu me vi emocionado na ilha de edição assistindo ao corte final do episódio sobre a Pequena África”, conta o apresentador que também acumula outras funções na emissora como diretor de programa.
Meu Pedaço do Brasil é um programa de turismo bem diferente daqueles que nos acostumamos a ver em canais fechados. Para começar, os destinos cabem no bolso de todo mundo. Além disso, Bruno costuma conversar com personagens interessantes que têm o que dizer. Parece óbvio, mas acredite, não é. Nos cinco episódios desta temporada especial gravados na Cidade Maravilhosa – eu amo os clichês – o bairro de Madureira, a Pequena África e o Rio Antigo tornam-se pautas. Tia Surica, sambista e presidente de honra da Portela, o ator Sérgio Loroza e o historiador Thiago Gomide estão entre os convidados.
Ciente que ocupar um espaço na grade de programação de uma TV pública no Brasil vai muito além do hype, Bruno acredita que a missão da emissora é criar programas que atendam aos interesses da população e levem informação, cultura e entretenimento para as pessoas. “Precisamos levar a nossa diversidade para a tela da TV Brasil. Quem me conhece, sabe que eu sempre pondero a questão estética dos formatos. Eu acho que o público, que tem o poder do controle remoto em suas mãos, não pode sentir diferença visual e sonora entre o nosso conteúdo e o das outras emissoras comerciais. Isso vale para cenário, fotografia, figurino e linguagem dos apresentadores. O nosso diferencial é o conteúdo. Além disso, acho que a TV pública tem a missão de experimentar novos formatos que não são interessantes para a mídia comercial que vive na busca desenfreada por audiência”, sentencia.
Além de ir ao ar na emissora pública, Meu Pedaço do Brasil também estará disponível on demand pelo app TV Brasil Play.