Tendo a música como protagonista, meu canal de entrevistas no Youtube, o Papo de Música, atravessa gerações da produção cultural brasileira e faz uma espécie de mapeamento artístico da cena atual. Há três anos no ar, o canal conta com mais de duzentas entrevistas exclusivas com nomes como Marisa Monte, Gilberto Gil, Erasmo Carlos, Criolo, Duda Beat, Emicida, Djonga, Xande de Pilares, Martinho da Vila e muitos outros. Uma ótima dica pra quem gosta de maratonar entrevistas musicais.
Para abrir os trabalhos deste ano, produzi uma miniwebsérie temática batizada de “Discos Cinquentões” e, nesta primeira temporada, contei as histórias de cinco discos que estão completando cinquenta anos em 2022. São eles: Acabou Chorare, Transa, Expresso 2222, Clube da Esquina e Elis.
A escolha do álbum “Acabou Chorare” dos Novos Baianos para abrir a série não foi por acaso. Considerado por muitos o melhor disco de música brasileira de todos os tempos, quis levar pro canal os bastidores da gravação e algumas curiosidades desse álbum antológico.
Na sequência, dia 18 de janeiro, o disco “Transa”, um dos mais importantes da discografia de Caetano Veloso será relembrado. No dia 20 será a vez de “Expresso 2222” de Gilberto Gil. Dia 25, o celebrado “Clube da Esquina” de Lô Borges e Milton Nascimento ganhará um episódio exclusivo e encerrando a primeira temporada da miniwebsérie, “Elis”, um dos discos mais marcantes da obra de Elis Regina.
O ano de 1972 foi importantíssimo pra música mundial e por aqui não foi diferente. Os cinco discos da primeira temporada da miniwebsérie têm em comum a abordagem política, a consciência racial e social, o ativismo, o rock progresso e, de certo modo, a psicodelia. A segunda temporada da série está prevista para ir ao ar em julho também no canal Papo de Música com outros cinco discos cinquentões.
Totalmente independente, o canal desde o início leva pro Youtube entrevistas descontraídas num tom intimista com artistas dos mais variados gêneros musicais.