Esse tema é bem interessante para os dias atuais, principalmente para as pessoas que estão com a vida corrida, agitada e com pouco tempo para praticar um esporte ou uma atividade física, a exemplo da musculação.
A prática do exercício físico é fundamental por diversos motivos: força muscular, equilíbrio, coordenação e até mesmo para garantir um bom envelhecimento.
No encontro da EuroPrevent de 2016, promovido pela Sociedade Européia de Cardiologia, foi divulgado um estudo feito por pesquisadores franceses que trouxeram essa questão da melhora na qualidade de vida dos seus pacientes.
Pesquisadores do Hospital Universitário Saint-Étienne, na França, fizeram um levantamento com dois grupos de pessoas durante um período de dez anos. O Grupo I era formado por 1.011 indivíduos de aproximadamente 65 anos, enquanto o Grupo II reunia 122.417 pessoas de aproximadamente 60 anos.
Subdividos entre sedentários de baixo, médio e alto nível, esses grupos foram acompanhados e, observou-se, com o passar do tempo, que eles obtiveram 22%, 28% e 35% menos risco de óbito, respectivamente.
A parte mais atraente do trabalho, no entanto, é que ele apresenta um estudo baseado em 15 minutos de treinamentos diários. Ou seja, mesmo neste curto intervalo de atividade, eles alcançaram uma melhora significativa nos resultados de seus exames e, sobretudo, na sua qualidade de vida.
Neste contexto, o que se pode concluir é que estimular o corpo com a atividade física é de grande valia, mesmo que por apenas 15 minutos!
Raphael Hamdan
Licenciatura em Educação Física/UFRJ
Bacharel em Educação Física/UNISUAM
Professor da Academia PROFORMA-RJ