Fabiano Serfaty

Por Fabiano M. Serfaty, clínico-geral e endocrinologista, MD, MSc e PhD. Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Saúde, Prevenção, Tratamento, Qualidade de vida, Bem-estar, Tecnologia, Inovação médica e inteligência artificial com base em evidências científicas.
Continua após publicidade

A agenda completa de blocos de Saúde Mental do Carnaval do Rio em 2024

A partir desta sexta (2), os blocos Loucura Suburbana, Império Colonial, Tá Pirando, Pirado, Pirou! e Zona Mental agitam as ruas do Rio

Por Fabiano Serfaty Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 1 fev 2024, 10h31 - Publicado em 1 fev 2024, 00h57
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O Carnaval no Rio de Janeiro se prepara para uma experiência única e inclusiva: os desfiles dos Blocos de Saúde Mental, formados por usuários, familiares e profissionais dedicados da rede de saúde mental da cidade. São dois blocos na Zona Oeste, um na Zona Norte e outro na Zona Sul que prometem agitar os foliões e quebrar barreiras durante a maior festa popular brasileira.

    Em sintonia com temas de resistência, feminismo, igualdade e luta antimanicomial, esses blocos destacam-se como verdadeiros agentes de transformação social. Por meio do brilho e da diversidade proporcionados pelo Carnaval, eles não apenas celebram a alegria, mas também fomentam a integração dos pacientes com as comunidades, a vizinhança e os foliões provenientes de todas as partes da cidade.

    Mais do que simples desfiles, esses eventos assumem um papel vital como terapia ocupacional, oferecendo oficinas de música, confecção de adereços e artesanato. Esta iniciativa inovadora não apenas cativa os amantes do Carnaval, mas também destaca a importância da saúde mental, trazendo à tona questões cruciais em um dos momentos mais festivos do ano. Junte-se a nós nessa celebração única, onde a diversão encontra o cuidado e a inclusão.

    A partir desta sexta (2), os blocos carnavalescos Loucura Suburbana, Império Colonial, Tá Pirando, Pirado, Pirou! e Zona Mental começam a desfilar pelas ruas do Rio. Com sambas-enredo que envolvem resistência, feminismo, igualdade e luta antimanicomial, os blocos prometem agitar os foliões cariocas este ano, reunindo a comunidade, os pacientes e os profissionais dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) em diferentes regiões da cidade.

    Em seu oitavo ano de desfile pelas ruas da Zona Oeste, o bloco Zona Mental destaca a resistência negra e as raízes do povo brasileiro no samba-enredo de 2024. O grupo entoa a história e a cultura trazidas pelos negros, que chegavam ao Brasil nos navios tumbeiros, e como a juventude contemporânea perpetua esse legado, seja na música, na literatura ou em outras expressões artísticas. Sob o enredo “Somos Resistência e Negra é Nossa Consciência”, o bloco inaugura os desfiles de saúde mental nesta sexta (2), em Bangu.

    O Tá Pirando, Pirado, Pirou!, segundo bloco a animar os cariocas, desfila domingo (4), em Botafogo. Com o tema “Loucas, Divinas e Maravilhosas: Mulheres que Mudaram o Mundo”, busca destacar exemplos femininos que atuaram em diversas áreas, como música, arte e na luta contra o racismo, autoritarismo, padrões estéticos e violência manicomial, celebrando o trabalho de grandes figuras históricas.

    Continua após a publicidade

    Retornando para colorir as ruas da Zona Oeste, o Império Colonial traz, neste ano, o enredo “100 Anos de Transformação, Um Ano de Folia”, percorrendo a história da saúde mental desde suas origens até os dias de hoje. A temática celebra o fim dos manicômios e, principalmente, a ocupação desses espaços como locais de promoção à saúde, educação, cultura e liberdade.

    O desfile do Império Colonial acontece na terça (6), marcando também os 15 anos do bloco animando as ruas de Jacarepaguá. Além de abordar as transformações nos cuidados com a saúde mental, com a implementação dos CAPS e das residências terapêuticas como novo modelo assistencial e a luta antimanicomial, o bloco celebra sua história e contribuição para a cidade.

    A alegria na Zona Norte é proporcionada pelo Loucura Suburbana, que celebra mais de 20 anos desfilando pelas ruas. Com o enredo “O Ontem, o Hoje e o Amanhã”, o bloco conta os carnavais vividos em conjunto com a história do Engenho de Dentro. Sendo o último bloco de saúde mental a alegrar as ruas da cidade, o Loucura Suburbana desfila na região do Engenho de Dentro na próxima quinta (8), pois tradicionalmente sai na quinta-feira que antecede o Carnaval.

    AGENDA DOS BLOCOS:

    Continua após a publicidade

    Zona Mental
    Desfile: 02/02, às 16h
    Local: Praça Guilherme da Silveira, Bangu

    Tá Pirando, Pirado, Pirou!

    Continua após a publicidade

    Desfile: 04/02, às 14h
    Local: Avenida Pasteur, Botafogo

    Império Colonial
    Desfile: 06/02, às 14h

    Continua após a publicidade

    Local: Rua Simone de Beauvoir, Jacarepaguá

    Loucura Suburbana
    Desfile: 08/02, às 16h
    Local: Instituto Nise da Silveira, Rua Ramiro Magalhães, 521 – Engenho de Dentro

    Continua após a publicidade
    CarnavaldaSaude Blocos
    (Sms RJ/Veja Rio)

    Fonte:

    Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro

     

    Publicidade
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

    a partir de 35,60/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.