Hoje, quando se comemora o Dia Mundial do Combate ao Câncer, temos algumas palavras sobre o câncer de próstata, uma das neoplasias que mais causa morte entre a população masculina.
Durante a década de 90, o diagnóstico passou a ser feito de maneira cada vez mais precoce, devido à preconização de exames anuais de toque da próstata e de sangue (PSA). Além disso, tratamentos cada vez melhores, conseqüência de grandes avanços nas técnicas cirúrgicas e nos equipamentos/ técnicas de radioterapia, tem gerado melhores índices de cura e complicações pós-tratamento cada vez menores.
A Sociedade Brasileira de Urologia, em protocolo atualizado em novembro de 2013, recomenda que devem ser feitos exames de sangue (PSA) e físico anuais após os 45 anos, para homens com casos da doença na família, e após 50 anos para os demais.
Entretanto, a realização de exames anuais para diagnóstico não deve ser considerada prevenção. Para esta, as recomendações são semelhantes àquelas relacionadas a doenças cardiovasculares, a seguir:
– Não fumar;
– Seguir uma alimentação saudável (diminuir ingestão de alimentos ricos em gorduras e incrementar consumo de frutas, verduras, grãos e legumes);
– Praticar atividade física regular;
– Evitar / limitar consumo de álcool;
– Manter peso adequado à altura (estudos sugerem associação entre o excesso de calorias ingeridas/ obesidade com o risco do desenvolvimento do câncer de próstata agressivo e com o maior risco de óbito pela doença).
DR. MAURO PINHEIRO
Departamento de Medicina Sexual SBU-RJ Gestão 2014-2015
ISSM (International Society of Sexual Medicine)
SBU (Sociedade Brasileira de Urologia)