Jogar futebol pode ajudar a diminuir o estresse e melhorar a saúde física e mental. Além de divertir e socializar, o esporte oferece benefícios capazes de levar os praticantes a uma vida com mais qualidade. Jogar uma partida de futebol 1 a 2 vezes na semana, pode aumentar a resistência cardiovascular, auxiliar na perda da gordura corporal, e reduzir o risco de diabetes.
A estimativa é que 265 milhões de pessoas no mundo joguem futebol, e a maioria o faz por recreação. Só no Brasil são mais de 30 milhões.
Nem tudo são flores
Apesar dos benefícios, a modalidade requer dos participantes movimentos de grande aceleração e desaceleração, mudanças bruscas de direção, saltos e chutes, o que coloca a atividade entre os principais esportes coletivos causadores de lesões.
Por essa razão e por sua enorme popularidade, muitas pesquisas têm sido realizadas, com o propósito de compreender o problema e elaborar uma estratégia efetiva de prevenção e tratamento.
• Estudos mostram que, baixos índices de força muscular, pouca flexibilidade e o desequilíbrio de forças entre grupamentos musculares antagônicos (posterior/ anterior de coxa), aumentam os riscos de lesão.
•Em uma pesquisa realizada na Inglaterra com jogadores profissionais, 1 a cada 4 lesões ocorridas resultava de uma lesão prévia. (tratamento inadequado ou retorno precoce a atividade)
•Outro estudo realizado na Espanha revelou que, jogadores amadores de futebol, com 30 anos ou mais, se lesionavam com mais frequência durante a temporada.
•Estudos mostram que, exercícios de estabilização (core) reduzem as lesões musculares no futebol em ate 30%.
Índices menores de lesão no futebol amador
O numero reduzido de lesões no futebol como atividade recreativa, pode ter como causa a menor exposição a treinos e jogos, ao contrario da realidade dos jogadores profissionais. Em compensação, entre os “peladeiros”, as lesões são mais graves e mais recorrentes.
Exercícios Preventivos
Não pretendo criar aqui uma “receita de bolo”, nem gerar uma expectativa de “blindagem” aos riscos que este esporte oferece. Muitos estudos revelaram a eficiência do exercício em diminuir o índice de lesões em diversas modalidades esportivas. E fundamentado em alguns, disponibilizo um programa de exercícios que, conjugado com outras intervenções (treinamento de forca e flexibilidade) podem reduzir o numero de lesões na prática do futebol.
Ponte lateral – 2 x 40 segundos (cada lado)
Ponte frontal – 2 x 40 segundos.
Elevação do quadril com 2 pés apoiados – 2 x 40 segundos
Elevação do quadril com 1 pé apoiado – 2 x 40 segundos. (1 série para cada apoio)
Lunge frontal – 2 x 15 repetições (2 séries para cada perna)
[youtube https://www.youtube.com/watch?v=41paa2cSvgg&w=560&h=315%5D
Nordic hamstring – 2 x 8 repetições
COLABORAÇAO E AGRADECIMENTOS:
ARNALDO NETO
MARBAN GOES
Fonte:
Reducing muscle injuries and reinjuries in one
italian professional male soccer team
Muscles, Ligaments and Tendons Journal 2013
Differences in injury risk and characteristics between Dutch amateurand professional soccer players
Journal of Science and Medicine in Sport 2014
Injuries Among Spanish Male Amateur Soccer Players: A Retrospective Population Study
Am J Sports Med 2014
ANTONIO CARLOS PERIÉ (TÔCA)
Formado em Educação Física pela Universidade Gama Filho
Pós-graduado em Fisiologia do Exercício pela Universidade Gama Filho
antonioperie@gmail.com