Obesidade: mais da metade da populaçao pode estar acima do peso em 2035
A epidemia global de obesidade é um grave problema de saúde pública que está em expansão e causa mais mortes do que a desnutrição em todo o mundo
O atlas mundial da obesidade publicado pela Federação Mundial da Obesidade prevê, com base nas tendências atuais, que 51% da população global apresentará obesidade ou sobrepeso em 2035. Segundo o estudo, mais da metade da população mundial chegará a esta situação em 12 anos se a prevenção, o tratamento e o suporte não melhorarem.
De acordo com o World Obesity Atlas 2023, o impacto econômico global da obesidade e do sobrepeso chegará a 4,32 trilhões de dólares anualmente até 2035 se as medidas de prevenção e tratamento não melhorarem. Isto significa cerca de 3% do PIB global, um impacto comparável ao da Covid-19 em 2020.
O relatório chama a atenção para o aumento mais rapido da obesidade entre as crianças que entre os adultos e prevê que a obesidade infantil pode ser maior que o dobro até 2035 (em relação aos níveis de 2020). aumentar mais rapidamente entre as crianças do que entre os adultos.
A Federação Mundial de Obesidade pede que países de todo o mundo apresentem políticas de prevenção e Controle da Obesidade.
A obesidade é uma doença crônica e multifatorial tratável, com importantes consequências precoces e tardias, que requer uma abordagem mais ampla em todos os setores da sociedade. O tratamento da obesidade se faz com ação e educação, e consiste em um olhar multidisciplinar, de longo prazo, que deve enxergar cada paciente de forma singular.
Fonte :
https://www.worldobesityday.org/resources/entry/world-obesity-atlas-2023