Falaremos esta semana sobre o “Outubro Rosa” uma campanha internacional anual da saúde organizada todo mês de outubro para aumentar a conscientização sobre o câncer de mama.
Este movimento angaria fundos para a investigação desta doença, além da prevenção, diagnóstico, tratamento e cura.
A campanha também oferece informações e apoio para aqueles pacientes afetados pelo câncer de mama.
5 COISAS QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE O CÂNCER DE MAMA:
# 1: Consulte seu médico, isso pode salvar a sua vida!
Falar sobre a sua saúde da mama com o seu médico é um passo muito importante para aprender sobre o risco de câncer de mama, diagnostico e tratamento precoce.
O exame clínico das mamas, realizado pelo médico é fundamental. Os exames de imagem para avaliar as mamas atualmente são: mamografia, ressonância de mamas e a ultrassonografia mamaria. Existem ainda os testes genéticos, como o BRCA1 e o BRCA2. Importante salientar que todos esses são exames complementares, que devem ser pedidos e analisados pelo seu médico especialista, quando necessários.
# 2: A amamentação diminui o risco de desenvolver câncer de mama:
Um estudo descobriu que as mulheres que amamentaram seus bebês apresentaram uma probabilidade menor que 25 % em desenvolver um câncer de mama, antes da menopausa ,em comparação com mulheres que nunca haviam amamentado.
# 3: Exercício físico reduz o risco de câncer de mama:
Um estudo recente demonstrou, que mulheres que estavam ativas e se exercitavam regularmente, apresentaram uma redução do risco de desenvolver o câncer de mama em cerca de 30% , em comparação com mulheres sedentárias.
# 4: O consumo de álcool aumenta o risco do câncer de mama:
Realmente parece que as mulheres que bebem álcool regularmente , mesmo moderadamente , têm um risco aumentado de desenvolver um câncer de mama, principalmente as mulheres mais jovens. Um estudo descobriu que as mulheres, entre a sua primeira menstruação e sua primeira gravidez, que consumiram, em média, apenas sete bebidas alcoólicas por semana tiveram um risco 11 % maior em desenvolver um câncer de mama.
#5: Nem todo câncer de mama é igual:
A realidade é que existem várias diferenças entre os tipos de câncer de mama. Por exemplo , um tipo de câncer de mama chamado carcinoma ductal in situ , tende a ser uma forma menos agressiva do câncer de mama.