FDA aprova novo medicamento para obesidade: Tirzepatida
A substância já havia sido aprovada sob o nome comercial de Mounjaro para o tratamento de adultos com diabetes mellitus tipo 2
O FDA (Food and Drug Administration) acaba de aprovar a Tirzepatida (nome comercial: Zepbound) para o tratamento de adultos com obesidade (índice de massa corporal de 30 quilogramas por metro quadrado ou superior) ou com sobrepeso (índice de massa corporal de 27 kg/m2 ou superior) com pelo menos uma condição relacionada ao peso (como hipertensão, diabetes tipo 2 ou colesterol alto) para uso, além de uma dieta reduzida em calorias e aumento da atividade física. A Tirzepatida, o ingrediente ativo do Zepbound, já foi aprovada sob o nome comercial Mounjaro para ser usada junto com dieta e exercícios para ajudar a melhorar o açúcar no sangue (glicose) em adultos com diabetes mellitus tipo 2.
- O que é a Tirzepatida (Zepbound)?
A Tirzepatida (Zepbound) é uma medicação injetável para o gerenciamento crônico do peso em adultos com obesidade ou sobrepeso com pelo menos uma condição relacionada ao peso, como hipertensão, diabetes tipo 2 ou dislipidemia.
- Como funciona?
A Tirzepatida (Zepbound) ativa os receptores de dois hormônios secretados pelo intestino: o GLP-1 (peptídeo-1 semelhante ao glucagon) e o GIP (polipeptídeo insulinotrópico dependente de glicose) para reduzir o apetite e a ingestão de alimentos. Zepbound é administrado por injeção sob a pele uma vez por semana e a dosagem deve ser aumentada ao longo de quatro a 20 semanas para atingir as dosagens alvo de 5 miligramas (mg), 10 mg ou 15 mg uma vez por semana, para reduzir o apetite e a ingestão de alimentos.
- Eficácia da Tirzepatida
A eficácia da Tirzepatida (Zepbound) para o gerenciamento crônico de peso foi estabelecida em dois ensaios clínicos randomizados, duplo-cegos e controlados por placebo. Nestes estudos, os pacientes que receberam a Tirzepatida (Zepbound) em todas as doses apresentaram uma redução estatisticamente significativa no peso corporal em comparação com aqueles que receberam placebo. No maior dos dois estudos clínicos, que envolveu adultos sem diabetes, aqueles que receberam a dosagem aprovada mais alta da Tirzepatida (Zepbound) – 15 mg uma vez por semana – perderam em média 18% de seu peso corporal. No estudo clínico, envolvendo adultos com diabetes tipo 2, aqueles que receberam a dosagem aprovada mais alta da Tirzepatida (Zepbound).
- Efeitos colaterais
A Tirzepatida (Zepbound) pode causar efeitos colaterais como náusea, diarreia, vômito, constipação, desconforto e dor abdominal, reações no local da injeção, fadiga, reações de hipersensibilidade (tipicamente febre e erupção cutânea) e doença do refluxo gastroesofágico.
A aprovação da Tirzepatida (Zepbound) pelo FDA é um marco importante na luta contra a obesidade e o sobrepeso. Este novo medicamento oferece uma nova opção de tratamento para milhões de pessoas que lutam contra essas condições. No entanto, é importante lembrar que a Tirzepatida (Zepbound) é apenas uma ferramenta no arsenal de gerenciamento do peso e deve ser utilizada em conjunto com uma dieta saudável e com exercícios físicos.
Fonte:
https://content.govdelivery.com/accounts/USFDA/bulletins/37a0d49