Um dos atos mais simples que o ser humano é capaz de fazer, quase instintivo, acaba de se tornar moda no mundo do Tik Tok. Caminhar sem distrações, como música, podcasts ou conversas com outras pessoas, ganhou milhares de novos adeptos que estão descobrindo as vantagens da caminhada silenciosa para o corpo e a mente. A repercussão é tamanha que o assunto chegou às páginas do jornal mais importante do mundo, o The New York Times.
Pesquisas mostram que andar apenas dez minutos extra por dia facilita uma vida mais longa. Em 2020, estudo publicado no The Journal of Environmental Psychology concluiu que uma caminhada de 30 minutos em um parque pode reduzir a quantidade de tempo que as pessoas permanecem entregues a pensamentos negativos, além de clarear o raciocínio.
Caminhar em silêncio também amplia a capacidade de deter a atenção, uma prática que perdemos com o avanço da tecnologia. De acordo com pesquisa da Universidade da Califórnia, um indivíduo gasta, em média, apenas 47 segundos em um conteúdo de tela antes de mudar para outro conteúdo. Sendo assim, se dedicar silenciosamente a uma única atividade reestabelece a “reserva” de energia mental.
A prática também é altamente recomendada para pessoas ansiosas, que se preocupam mais com o futuro do que com o presente – futuro, aliás, que elas sequer sabem se será como estão imaginando, portanto uma energia desperdiçada sem necessidade. Outros benefícios de caminhar são combater a depressão e melhorar a criatividade – em várias entrevistas, o cantor e escritor Chico Buarque já afirmou que resolveu muitas de suas canções e romances apenas caminhando em silêncio.
Há alguns anos, o tema sequer seria assunto em redes sociais. Mas a verdade é que vivemos em uma sociedade tão corrida, dispersa e tentada ao sedentarismo por seus hábitos urbanos e comodistas, que a singela ação de caminhar sozinho em silêncio ganhou foco. Mexer-se é fundamental para a preservação da saúde do indivíduo e a prevenção de doenças, assim como alimentação saudável, sono reparador e exames periódicos em dia.
Saúde é prevenção!
Gilberto Ururahy é médico há mais de 40 anos, com longa atuação em Medicina Preventiva. Em 1990, desenvolveu a Med Rio Check-up, líder brasileira em check-up médico. É detentor da Medalha da Academia Nacional de Medicina da França, Conselheiro estratégico da ABRH-Brasil e autor de quatro livros: Como se tornar um bom estressado (editora Salamandra), O cérebro emocional (editora Rocco), Emoções e saúde (editora Rocco) e Saúde é Prevenção (editora Rocco), com o médico Galileu Assis, diretor da Med Rio Check-up.