Dia Mundial do Rim: por que é tão importante estar atento ao órgão?
Cerca de 10% da população sofre de problemas renais

A Doença Renal Crônica (DRC) é um problema de saúde pública que atinge mais de 20 milhões de brasileiros, acometendo em torno de 10% da população. No entanto, a maioria dos pacientes desconhece que possui a doença, pois a DRC pode evoluir de forma silenciosa, sem sintomas perceptíveis, nas fases iniciais.
Os rins são responsáveis pela filtragem do nosso sangue e são eles que eliminam as toxinas geradas pelo nosso metabolismo, além de corrigir o pH e equilibrar a quantidade de água, sal e outros minerais. A medula óssea também é, em parte, regulada pelo órgão, que garante o seu bom funcionamento para evitar anemia.
As pessoas com doenças renais precisam tomar cuidado pois apresentam risco cardiovascular muito elevado, tendo a possibilidade de terem eventos cardíacos ou neurológicos antes mesmo de chegarem na diálise.
Diante desse cenário, a Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) coordena, no Brasil, as ações da campanha mundial do Dia Mundial do Rim, que em 2025 tem como tema: “Seus rins estão ok? Faça exame de creatinina para saber”. O objetivo é ampliar a conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce, garantindo que mais pessoas tenham acesso ao tratamento adequado.
O exame de creatinina é um dos principais marcadores da função renal e pode detectar problemas nos rins ainda nos estágios iniciais da doença renal crônica. Além disso, o exame simples de urina também pode ser um aliado na detecção precoce da doença, caso haja constatação de albumina no material coletado. Esse tipo de exame está disponível na rede pública de saúde e pode fazer a diferença no diagnóstico precoce da DRC.
Devem estar especialmente atentos às questões renais os pacientes que façam parte de algum grupo de risco, como: diabéticos, hipertensos, obesos, cardiopatas, idosos, tabagistas, pessoas com histórico familiar de doenças renais e pacientes que façam uso frequente de anti-inflamatórios ou analgésicos.
O bom funcionamento dos rins faz parte de uma vida saudável, conquistada com um estilo de vida adequado: alimentação balanceada, horas de sono reparador, prática de exercícios físicos regulares, distância do tabagismo, consumo moderado de bebida alcoólica, check ups periódicos – gerenciando o estresse e mapeando precocemente fatores de risco para a sua saúde.
Saúde é prevenção!
Gilberto Ururahy é médico há mais de 40 anos, com longa atuação em Medicina Preventiva. Em 1990, desenvolveu a Med Rio Check-up, líder brasileira em check-up médico. É detentor da Medalha da Academia Nacional de Medicina da França, Conselheiro estratégico da ABRH-Brasil e autor de quatro livros: Como se tornar um bom estressado (editora Salamandra), O cérebro emocional (editora Rocco), Emoções e saúde(editora Rocco) e Saúde é Prevenção (editora Rocco), com o médico Galileu Assis, diretor da Med Rio Check-up.