Janeiro Branco com dicas para fortalecer a sua saúde mental e física
Comece o ano de bem com a vida e aproveite as opções de autoconhecimento, retiros, cursos e massagens

Não é fácil começar o ano colocando metas e praticando. Mas não é impossível! O Janeiro Branco é um estímulo, um verdadeiro convite à reflexão sobre a saúde mental. Aproveitar esse período de férias para colocar em prática algumas formas de manter seu equilíbrio emocional, energético e físico. Por isso, resolvi conversar com especialistas e dar algumas dicas para você que precisa de um estímulo. Entre as dicas, retiros, cursos e uma boa massagem fazem parte desse momento.
Vamos nessa?
A psicóloga e teóloga Esther Carrenho, autora de “Em busca do bem-estar emocional”, da Editora Mundo Cristão, aborda o bem-estar emocional de forma única, ao unir ciência e espiritualidade, em seu livro. Ela explora como a fé pode ser uma aliada na superação de desafios emocionais, além de desmistificar preconceitos e oferecer uma abordagem integrativa em prol do bem-estar. Esther demonstra que manter o equilíbrio emocional não significa ausência de sofrimento, mas sim a capacidade de enfrentá-lo de maneira construtiva.
“A saúde mental não indica ausência de alguma enfermidade. Indica que uma pessoa tem recursos para enfrentar as possíveis adversidades doloridas da vida e também desfrutar das boas conquistas e dos prazeres disponíveis”, explica a psicóloga. Esther sugere alguns caminhos como integrar e conectar a razão e o sentir, ou seja, se perguntar Quem sou eu com meus sentimentos? Ou como tiro proveito do meu lado racional nas minhas escolhas?” Quem já integrou cabeça e coração avalia suas ações e consequências antes de decidir ou satisfazer qualquer sentimento. Gostar e aceitar a si mesmo, em reconhecer que cada pessoa é única neste universo. É importante gostar de si mesmo e aceitar bem o jeito específico que se tem na vida. “Mais ou menos sociável; mais introspectivo ou mais falante; mais dado a espirituosidade ou a seriedade e etc. E dentro deste item ter um olhar perdoador e compassivo para si mesmo quanto a possíveis erros do passado”.
Outra dica é procurar dormir bem diariamente, pois o corpo humano precisa de um tempo de sono suficiente para descansar, ter momentos de lazer e relaxamento. “Pelo menos um dia em cada sete é necessário se desligar de toda e qualquer função cotidiana e passar algum tempo de contemplação da natureza, de lazer ou qualquer outra atividade diferente. Incluo também o período de férias anuais que é um tempo maior para recarregar as energias físicas, intelectuais e emocionais”. Anotou?
Rildo Nacif, terapeuta, professor e massoterapeuta, que atende com Abhyanga, Marmaterapia, Thai Massage, Udwartana e Velas e Pindas Indianas, usa das técnicas para atender clientes que precisam desse momento de autocuidado. “As massagens existem há milênios e várias culturas já sabiam de sua importância nos tratamentos físicos, energéticos e mentais. Hoje em dia está sendo muito solicitada, principalmente, para tratamentos de insônia ou para dores na região dos ombros e quadris. Nos tratamentos, costumo usar três técnicas, a Abhyanga, Pontos Marmas e Alguns alongamentos (Thai Massage), além dos óleos essenciais específicos para cada situação e pessoa. Trazendo leveza e bem estar ao cliente”.

Para quem precisa de um final de semana para desintoxicar corpo e mente depois das festas de fim de ano, a enóloga, nutricionista e chef Lis Cereja criou o Retiro “Detox”: Alimentação saudável e medicina natural no sítio Granja Viana, com sessões de massagem, yoga, sauna no mato, degustação de vinhos naturais e cervejas selvagens. Além de bate papo sobre autocuidado, dietas, trânsitos astrológicos e tarô. Durante o retiro, Lis realiza café, almoço e jantares orgânicos com ingredientes da horta e será realizado no fim de semana dos dias 7 até 9 de fevereiro. O retiro terá como participação Joab Cabral, tarólogo e ocultista e Yara Zanovello, convidada para conduzir as práticas físicas de movimento, yoga e automassagem.

Um calendário recheado de viagens, imersões e atividades, é a dica da chef Anna Elisa de Castro, Health Coach Mentora e criadora da Nos Escola, que proporciona momentos de bem-estar físico, energético e emocional com a gastronomia e atividades. Anote ai, de 11 a 16 de fevereiro, a NOS Escola estará em Ibitipoca. “O formato do curso agora tem duas imersões em Ibitipoca, de terça a domingo, com aulas e experiências. Fazemos aula na Oca indígena, no orquidário, no cinema, na sala de aula sem paredes, na cozinha. Nessa imersão teremos a participação de vários professores incríveis, alunos da turma em curso e ex-alunos que queiram relembrar e matar saudades dos dias de NOS Escola”.
De 16 a 31 de Maio – NOS viagens Bali – com experiências que vão além do turismo tradicional. “Misturamos aprendizados, saberes ancestrais, imersão cultural, vivências e conexão humana”, explica. De 12 a 19 de Outubro, teremos o Retiro Amarelo em sua terceira edição na Bahia. Um retiro só para mulheres. “Durante uma semana, estaremos juntas em uma jornada de transformação que começará com o autocuidado – a base de todo autoconhecimento. E claro, hidratadas com muita água de coco e alimentadas com um cardápio preparado por uma chef formada pela NOS Escola. Esse retiro é para todas que queiram se reconectar e honrar a natureza que existe dentro de nós”.
“Não há nada melhor do que cuidar da nossa saúde. Por aqui, estou sempre criando, inovando e trazendo novidades que certamente vão se encaixar no seu momento. O importante é encontrar a porta de entrada, porque, uma vez aberta, ela revela um mundo repleto de possibilidades, transformações constantes e a curiosidade por novas descobertas. Tudo isso, é claro, sempre em boa companhia”, diz a chef Anna Elisa.
Beijos,
Helen