Saiba porque a argila está no topo da lista wellness
Úmida ou seca, essa substância natural mineral que já foi usada de diversas formas ao longo da história, continua sendo inspiração para o bem-estar
Fonte infinita de benefícios, nunca se ouviu tanto falar dessa matéria prima tão sensorial, a argila. Úmida ou seca, essa substância natural mineral que já foi usada de diversas formas ao longo da história, continua sendo inspiração para o bem-estar mental, físico e energético.
A argila é ferramenta de liberação emocional
Ame ou odeie, a argila possibilita expressões de sentimentos por meio da criação da arte. Como arteterapeuta, eu uso a argila para meditação, atenção plena e como um fio condutor do encontro do feminino com a mãe terra, para moldar emoções e extravasar toxinas mentais. Para a ceramista e terapeuta Doris Kelson, trabalhar com a argila te faz ancorar, tornando você mais calmo e feliz.
Argila branca, preta, verde ou vermelha, na Geoterapia, cada uma tem uma capacidade terapêutica específica, tal como absorver impurezas e toxinas da pele, diminuir inflamação, melhorar a circulação sanguínea. E é por isso que foi facilmente incorporada nas rotinas de skincare, trazendo benefícios significativos para a saúde da pele. A argila é uma substância refinada, composta principalmente por minerais como silicatos de alumínio. Por ser mais pura, é aplicada na pele e usada como forma terapêutica em spas e terapias complementares.
No verão, pessoas com a pele oleosa tendem a sofrer mais porque ficam com rostos mais brilhantes e pegajosos, causando mais cravos e espinhas. Para melhorar a pele, a dermatologista Fátima Tubini sugere a argila em forma de máscara para evitar a obstrução dos poros, depois de fazer uma esfoliação.
Para quem aprecia um “ momento beauty” rapidinho, algumas empresas criaram máscaras já prontas em envelopes, como a Dermage, que desenvolveu o Clear Mask, uma máscara de argila branca que proporciona justamente esse controle da oleosidade no rosto e significativa redução de poros.
Vamos começar falando de uma experiência de bem-estar, deixando o corpo e a mente com energia renovada.
O Spa do Hotel Fairmont Rio oferece no Ritual Tropical, a combinação da argila com hortelã triturada numa máscara facial após esfoliação e massagem. A máscara elimina as células mortas da pele e estimula a circulação sanguínea.
Maisa Silva, coordenadora do Spa da Clínica Rituaali, explica que a argiloterapia é um recurso integrativo terapêutico muito eficaz e que faz parte de tratamentos não só estético e capilar, mas para potencializar o objetivo de cada tratamento. “Aqui no Spa usamos a argila não só para ajudar a relaxar e promover bem-estar, mas para quem deseja parar de fumar. Para isso, oferecemos um programa onde a argiloterapia é usada como máscara corporal detox, no banho anti-inflamatório, ajudando a reduzir inflamação no corpo, diminuir edemas e relaxar os músculos. A argila é usada também com carvão ativado para envolver o corpo em uma manta térmica”, explica a coordenadora que desenvolveu um workshop de argiloterapia que é oferecido ao longo da semana para explicar aos hóspedes sobre os benefícios das argilas, tratamentos e como continuar o uso em casa.
A naturopata Fernanda Capobianco acredita que o tratamento com argila retarda o envelhecimento, ajudando a aliviar tensões e fadiga muscular.
Para quem quer experimentar a argila como um complemento via oral, Fernanda diz que ela pode ser usada para absorção de minerais, ferro, magnésio, cal, alumínio, cálcio, sódio, potássio, sílica e titânio, como por exemplo em casos de anemia ou câimbra. Para absorver toxinas, gases e tecido necrótico e impedir proliferação e expulsar de parasitas, em casos de furunculose, úlcera, gastrite, intoxicação alimentar, flatulência, diarreia, muco excessivo, catarro, hemorroidas, espinhas na pele, verminose e outros.
“Você pode tomar a água argilosa, que pode ser feita com um copo de água e uma colher de chá de argila verde, misturar essa água e deixar por duas horas reservada. Os sedimentos embaixo você não toma, apenas o que fica em cima. Importante tomar fora das refeições e não tomar junto com remédio porque pode acabar com o efeito”.
“A argila também pode ser utilizada em cataplasmas, emplastros, pomadas, xampus, sabonetes e cremes também podem ser feitos utilizando esse componente natural”.
Juntando ancestralidade com tecnologia, a Sense Biologicus , especializada em dermocosméticos probióticos, lança a máscara facial de argila com probióticos. “A argila faz um detox na pele, abre os poros e tira as impurezas de dentro pra fora. O probiótico, dentre todas as especificações contida no material, regenera a pele e tem um alto poder de hidratação, alimentando a microbiota da nossa pele”, explica Domenica Faria, coordenadora da marca no Rio de Janeiro.