Os 50 anos do, entre outras coisas, vascaíno Dunga
Outubro é o mês do aniversário de vários craques da primeiríssima linha do futebol brasileiro, como Pelé, Garrinhca, Falcão e Didi e também internacional, como Maradona e Bobby Charlton, além de ser o mês em que se comemora “o nascimento” do próprio futebol, e também é o mês do aniversário de Dunga, que pode não […]
Outubro é o mês do aniversário de vários craques da primeiríssima linha do futebol brasileiro, como Pelé, Garrinhca, Falcão e Didi e também internacional, como Maradona e Bobby Charlton, além de ser o mês em que se comemora “o nascimento” do próprio futebol, e também é o mês do aniversário de Dunga, que pode não ter a mesma categoria dos citados, mas sem dúvida é um personagem importante da história do futebol.
Em homenagem ao aniversário de 50 anos do capitão do tetra o Blog relembra o momento carioca da carreira de Dunga como jogador.
Aos 23 anos Dunga já tinha jogado por Inter, onde foi revelado, Corinthians e Santos, quando chegou ao Vasco para disputar o Carioca de 1987. Entre jogos do carioca e amistosos, Dunga fez 23 jogos e 3 gols pelo Gigante da Colina, entre 26/02 e 19/07. A boa passagem pelo Vasco deu a oportunidade para que Dunga iniciasse sua carreira como jogador de Seleção, tendo sido convocado para participar de uma excursão à Europa entre abril e maio e da Copa América entre junho e julho. Ligado ao empresário Juan Figger, Dunga foi negociado com o italiano Pisa e deixou o clube antes mesmo do encerramento do Carioca, deixando de participar dos últimos 4 jogos da campanha do título.
O time base do Vasco naquele período era Acácio, Paulo Roberto, Donato, Fernando e Mazinho; Dunga, Luis Carlos Martins e Geovani; Tita, Roberto e Romário, e o elenco ainda tinha jogadores como Moroni, Pedrinho Vicençote, William, Mauricinho, Vivinho, entre outros. Esse grupo conquistou a Taça Guanabara e depois o título carioca, decidido em um triangular contra o Bangu, campeão da Taça Rio, e o Flamengo, campeão do Terceiro Turno.