A customização está novamente em alta na moda. Mas desta vez, o charme fica por conta das iniciais presentes tanto em acessórios quanto em peças de roupas. Personalizar com as letras é uma forma divertida de tornar as peças únicas, mantendo o design proposto por quem entende do assunto: os estilistas e designers.
Para seguir a tendência, a Zara lançou a Alphabet Collection, com bonés, brincos, colares de miçanga, lenços e pulseiras que trazem todas as letras do alfabeto. Assim você pode escolher comprar as peças que trazem a letra do seu nome, numa proposta bem-humorada e charmosa de usar algo que foi feito “só” para você. M para Marianas e Marias. B para Brunas e Barbaras. C para Carolinas e Carinas. No Rio, a grife de acessórios Nuni também criou uma linha de cordão de máscaras personalizada com as letras do nome também.
Conhecida pela proposta de personalização desde que foi criada, a marca carioca IdBags propõe que todas as peças, sejam bolsas, agendas, chaveiros, entre outros acessórios, tragam o seu nome gravado ou mesmo alguma frase ou palavra que a cliente queira grifar na peça. “O produto personalizado encanta muito, principalmente quando você ganha de presente porque tem certeza que a pessoa pensou com carinho em um presente único e especial”, observa Roberta Palhares, uma das sócias da marca.
No ano passado, eu mesma me rendi à ideia de criar conjuntos de tricô com as iniciais para a minha marca. Teve cliente que bordou letras do próprio nome ou todas as letras do nome completo ou mesmo iniciais em homenagem a outra pessoa, como o filho. O sucesso foi tão grande que para a coleção de verão, eu me inspirei na própria Roberta Palhares, que é uma carioca super estilosa e parceira maravilhosa no mercado de moda, para criar uma collab com esta proposta. Acabamos de lançar juntas o conjunto Roberta, que traz um duo de camisa e short de linho, bem confortável, com duas opções de cores, azul e laranja. A personalização fica por conta do bordado à mão das iniciais na camisa.
Quando se personaliza a peça, deixamos o produto mais pessoal e mais associado à pessoa, e não a uma marca. É uma forma diferente de se relacionar com a moda, em que se deixa de lado as logomarcas e os monogramas para valorizar a individualidade e as próprias escolhas, já que em muitas grifes que aderiram à tendência é possível escolher diferentes cores e modelos para customizar o máximo possível. É como aquele slogan clássico da L’Oréal: porque você vale muito.