O verão carioca pode até não estar lá um clássico. O céu tem estado com mais nuvens do que habitualmente, e, como Adriana Calcanhotto já reparou faz tempo, cariocas não gostam de dias nublados. Ela realmente tem razão, mas tradição é tradição. E nisso a nossa praia nunca deixa a desejar. Entra ano, sai ano, com pandemia ou não, com sol ou não, as areias do Rio são sempre a principal passarela do beachwear brasileiro. Vamos às novidades?
Metal – Os anos 90 estão de volta à moda e estão influenciando também a moda praia com correntes no lugar das alças nos tops ou nas laterais da calcinha. O tom dourado é hit, para deixar bem claro que glamour é fundamental. Giovanna Antonelli usou um modelo pink e Sabrina Sato optou por um preto com uma proposta de body chain (corrente para o corpo) da coleção da designer turca baseada em Londres Dilara Findikoglu, queridinha de nomes como a top model Bella Hadid.
Artesanato – O trabalho manual feito por artesãos está em alta na moda, como mostraram as principais passarelas internacionais, como da Chanel e da Prada. A pandemia trouxe de volta a valorização na moda de peças que tragam elementos do artesanato e do slow fashion, que reforçam a proposta de sustentabilidade e consumo consciente. Na moda praia, podemos ver detalhes artesanais em biquínis – como os que criei para minha primeira coleção de beachwear, a By The Sea – e acessórios, como chapéus e bolsas.
Crochê – A volta do crochê também tem a ver com o resgate dos trabalhos artesanais na moda. Mas neste caso, sem uma atualização de modelagem. Mais uma vez, a pandemia, tem influência neste resgate, já que muitas pessoas comuns retomaram o hábito lúdico de tricotar para relaxar e passar o tempo durante o auge do isolamento social. Saídas de praia, biquínis e até sungas em crochê – como a histórica tanga usada por Fernando Gabeira na Praia de Ipanema nos anos 80 – surgiram nas coleções alto verão de 2022. Amir Slama criou uma sunga de crochê em vários tons de verde, e Blue Man apostou em biquíni e tubinho para saída de praia.
Panneaux – A boa e velha canga da praia carioca resgatou seu lugar como saída de praia. Mas esqueça os modelos no estilo canga de Bali. Agora ela surge em modelos mais sofisticados, que lembram lenços e ganham o nome de panneaux. Depois de alguns anos relegada apenas à função de ocupar um pedaço de areia para as pessoas se sentarem sobre ela, a peça volta a ser usada como acessório super charmoso de moda praia. A novidade são as amarrações, agora mais charmosas e que transformam o pedaço de tecido até em vestidos com cintura marcada. Confesso que adoro esta praticidade, é a cara do Rio.