Baronesa Silvia Amelia: livro de arte com renda aos salva-vidas de Ipanema
Quais os presentes mais preciosos na vida de alguém? Amigos de Silvia Amelia contam e mostram


De luto pela perda de uma pessoa querida, em 2021, a baronesa Silvia Amelia de Waldner percebeu que precisava, mais do que tudo, ocupar seu tempo: desse momento triste, teve a ideia de produzir um livro de depoimentos: fez uma lista de amigos e conhecidos e perguntou a cada um deles quais objetos ou presentes lhes eram mais caros na vida — caros no sentido de valiosos e com uma boa história por trás.
E assim surgiu o “Le livre des cadeaux”. Os nomes vão do costureiro Valentino ao escritor Camille Pascal, da empresária Georgina Brandolini ao ator Jean-Gabriel Mitterand, em fotos grandes e coloridas, feitas exclusivamente, o que resultou num livro artístico de capa dura. “Eu queria homenagear o meu neto Antônio, que é o amor da nossa vida. Junto a isso, ajudar os salva-vidas que atuam no mar”, diz ela, que vai destinar a renda integral para os salva-vidas do Posto 8, em Ipanema.
O livro está à venda em Paris, na Galignani (224 Rue de Rivoli), a 70 euros, e no Rio, estará na Travessa (certamente por um valor menor), exemplares trazidos da França pela autora, onde mora há muitos anos: “Demorou mais ou menos um ano para ser concluído porque eu tinha que alcançar as pessoas e mandar fotografá-las”, diz ela, com seu pescoço ereto, magreza habitual, voz suave e perfume discreto, entusiasmada com esse trabalho, um caso de transformação da dor em arte.