“Capacit Mulher”: fortalecendo a rede de atendimento
Secretaria Estadual da Mulher (SEM-RJ) lança programa no campus Maracanã, da Universidade Estácio de Sá (Yduqs)

A Secretaria Estadual da Mulher (SEM-RJ) lançou, no campus Maracanã, da Universidade Estácio de Sá, o “Capacit Mulher”, um programa essencial para servidores municipais acompanharem mulheres em situação de vulnerabilidade nos 92 municípios fluminenses.
“O Capacit deste ano foi cuidadosamente planejado para oferecer conhecimento, promover trocas de experiências e, acima de tudo, fortalecer a rede de atendimento às mulheres. Tenho certeza de que construiremos uma base ainda mais sólida para a igualdade de gênero e a proteção dos direitos das mulheres no estado”, disse Heloísa Aguiar, secretária estadual da Mulher.
O programa, que será realizado pela Estácio, foi estruturado para tratar de temas, por exemplo, o direito das mulheres, formas de violência, avanços históricos, impacto da desigualdade de gênero na economia, e também construir políticas públicas e legislações. “Temos orgulho dessa parceria, que reflete a história e missão da Estácio, que nasceu para apoiar mulheres e homens, trabalhadores que nunca abriram mão do sonho de uma educação de qualidade e acessível. Junto com o Instituto Yduqs, a Estácio reafirma o compromisso de transformar vidas através da educação”, disse Cláudia Romano, presidente do Instituto Yduqs e vice-presidente do grupo educacional Yduqs, mantenedora da Estácio.
Ela também ressaltou o compromisso com a equidade de gênero e lembrou que, recentemente, aderiu aos Princípios de Empoderamento das Mulheres da ONU. O Yduqs também assumiu compromissos como o “Movimento Elas Lideram 2030”, o índice “iDiversa B3” e o selo “Women on Board”, além de ter conquistado, no ano passado, o “Selo Empresa Amiga da Mulher”, iniciativa do Governo do Estado.
São três cursos com aulas online, além de três encontros presenciais para estudar casos reais que desenvolvem soluções práticas, considerando as especificidades de cada município.