“Quem captura ou compra caranguejo em fase reprodutiva é criminoso”
Se acontecer o flagrante, a multa pode chegar a R$ 100 mil dependendo da carga apreendida

O biólogo Mario Moscatelli está de férias, ainda assim, com os olhos atentos ao Rio, nesta quinta ligado na “caça” aos caranguejos nos mangues, em fase de “andada”, o período reprodutivo.
Nessa época (até 05 de janeiro), os caranguejos-uçá saem de suas tocas e andam pelos mangues para reproduzir e, segundo Mario, “alguns criminosos ambientais aproveitam a vulnerabilidade dos animais que capturam os caranguejos colocando em risco a próxima geração! Isso está acontecendo agora nos manguezais de Gramacho (área revitalizada pelo biólogo atualmente com 60 hectares, equivalente a 60 campos de futebol do tamanho do Maracanã). Não compre caranguejos nessa época! Se você comprar, estará participando da extinção de uma geração. Quem captura ou compra caranguejo em fase reprodutiva é criminoso, pode responder na justiça”, avisa. Se acontecer o flagrante, a multa pode chegar a R$ 100 mil dependendo da carga apreendida.
O batalhão florestal já foi alertado e confirmou o reforço nas ações de fiscalização nos locais de venda.
Mario avisa ainda: “Caranguejo não tem calendário, pode ser que por questões de natureza local que atrase a andada. Você pode ter uma captura excessiva esse ano e nenhuma ano que vem porque a pessoa acabou com o ciclo reprodutivo”.