Copacabana: o que vem a ser a nova pintura na Mureta do Leme?
Grafite surge, da noite pro dia, no canto da praia do Leme, no Caminho dos Pescadores


Moradores de Copacabana estranharam uma pintura em azul com letras em branco formando a frase “Mureta do Leme”, surgida da noite pro dia, nesta terça (25/02), no Caminho dos Pescadores, no canto da praia.
Segundo moradores no perfil @meulemeriodejaneiro, ninguém sabe, ninguém viu quem fez a “arte”. Alguns gostaram, enquanto outros acreditam que a nova pintura “polui” a paisagem.
Tudo começou via secretaria de Conservação, que, com a melhor das intenções, pediu ajuda ao vereador Flávio Valle, ex-subsecretário da Zona Sul, para indicar algum artista visual. Ele citou Malu Vibe (@maluvibe), nascida e criada na Rocinha, que participa de diversos coletivos de grafite e atualmente mora na Babilônia, em frente à praia do Leme. “Sempre fiz paisagismo em vielas de favelas; pela primeira vez, estou tendo a oportunidade de ampliar o meu trabalho, levando minha arte para o asfalto”, disse Malu.
O trabalho ainda está inacabado — ela vai acrescentar o mar na pintura e entregar até sábado (01/03). Enquanto isso, vamos ouvindo aquelas criaturas que não resistem ao desejo ardente de criticar! Quem sabe, mudam de ideia.
ATUALIZAÇÃO:
Diego Vaz, secretário de Conservação, admitiu, nesta quinta (27/02), que errou e não sabia que o lugar era tombado como patrimônio cultural há 10 anos. Um equipe da secretaria pintou a mureta de cinza.