Imagem Blog

Lu Lacerda

Por Lu Lacerda Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Jornalista apaixonada pelo Rio

Deputada estadual propõe Medalha Tiradentes à Eunice Paiva 

Dani Monteiro, presidente da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos da Alerj, protocola pedido de concessão

Por lu.lacerda
Atualizado em 6 fev 2025, 10h59 - Publicado em 6 fev 2025, 10h00
eunice-paiva-rubens-paiva
Eunice e Rubens Paiva: ela não desistiu de lutar pelo reconhecimento da morte de seu marido após ser preso pelo regime militar (Arquivo pessoal/Reprodução)
Continua após publicidade

A deputada estadual Dani Monteiro, presidente da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania (CDDHC) da Alerj, protocolou, nessa quarta (05/02), a concessão da Medalha Tiradentes Post Mortem à advogada Eunice Paiva, símbolo da resistência contra a ditadura militar. Ela teve papel central na busca por informações sobre o desaparecimento do seu marido, o deputado Rubens Paiva, preso, torturado e assassinado pelo regime – a história de “Ainda estou aqui”, filme de Walter Salles com três indicações ao Oscar, protagonizado por Fernanda Torres e Selton Mello.

“Eunice representa a luta por memória, verdade e justiça, sendo um exemplo de coragem na defesa da democracia e dos direitos humanos. Sua história precisa ser reconhecida e preservada. Com ‘Ainda estou aqui’, milhões de pessoas descobriram a história dessa mulher tão forte e resiliente”, diz Dani Monteiro.

Depois da morte de Rubens, Eunice se formou em Direito, dedicando-se à defesa dos direitos humanos, especialmente dos povos indígenas. A proposta da medalha segue agora para tramitação na Alerj, onde será submetida à votação dos deputados estaduais.

Em dezembro, Eunice foi uma das homenageadas com a Medalha do Mérito Legislativo, entregue na Câmara dos Deputados de Brasília, representada na cerimônia pelo neto, Chico Paiva. A homenagem foi indicação da 2ª secretária da Câmara, deputada federal Maria do Rosário. O escritor Marcelo Rubens Paiva, autor do livro que inspirou o filme, um dos filhos de Eunice e Rubens, também recebeu a medalha por indicação do líder do PT na Câmara, Odair Cunha.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Assinantes da cidade do RJ

a partir de R$ 29,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.