Economista Leticia Camargo fala sobre conceitos de folga e escassez
Como esses conceitos afetam suas escolhas financeiras

Imagine que você está organizando sua vida financeira como quem planeja uma viagem. Agora imagine que terá bastante folga, pois vai levar uma mala grande: você tem espaço para levar mais coisas, lidar com imprevistos e viajar com mais tranquilidade. Por outro lado, imagine a viagem com escassez, pois desta vez, será com uma mala pequena: tudo precisa ser calculado nos mínimos detalhes, e qualquer erro pode comprometer o planejamento e a própria viagem.
No livro “Escassez: Uma nova forma de pensar a falta de recursos na sua vida”, os autores, Sendhil Mullainathan e Eldar Shafir, explicam como as condições de folga ou escassez impactam não apenas nossas decisões, mas também nossa qualidade de vida. Aliás, super-recomendo essa leitura! Ela oferece insights valiosos sobre a influência da escassez em nossa vida.
A escassez, por exemplo, pode levar ao chamado “foco no túnel” – uma concentração excessiva no problema imediato, o que nos faz negligenciar outros aspectos importantes. Uma pessoa com um orçamento muito apertado pode se concentrar tanto em pagar uma dívida específica, que acaba se esquecendo de pagar outros compromissos essenciais, como a água ou a luz. Isso pode acontecer tanto com dinheiro quanto com tempo.
Um exemplo prático trazido no livro é a compra de uma jaqueta de couro de 200 dólares, em que a pessoa depois se arrepende. Para uma pessoa com folga financeira, essa compra pode ter sido um erro, mas ele passa despercebido; para uma outra, que vive em escassez, o mesmo erro significa deixar de pagar uma conta essencial, gerando um impacto desproporcional em suas finanças. Esse exemplo ilustra como a escassez amplifica as consequências de nossas decisões.
O planejamento é a chave para evitar as armadilhas da escassez! Criar uma reserva de emergências, reavaliar os gastos e reservar espaço para imprevistos são formas de construir folga em sua vida financeira. Essa folga não apenas reduz o estresse como também aumenta sua capacidade de tomar decisões mais conscientes.
Lembre-se: ter folga é dar a si mesmo a chance de viver com mais tranquilidade. Que tal começar hoje a planejar sua bagagem (financeira) com um pouco de mais espaço para o inesperado? Comece organizando um orçamento detalhado, estabelecendo metas de economia e criando uma reserva de emergência para garantir mais segurança e flexibilidade.
